segunda-feira, 27 de julho de 2015

XXVI CBBD: meu parecer



Saí com alegria do XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, ocorrido em São Paulo do dia 21 a 24 de julho. O que vi, me deixou com esperanças de que as coisas podem e ainda vão acontecer.  Aliás, já estão acontecendo. Profissionais jovens, engajados em mudar o panorama das bibliotecas escolares e o melhor, desenvolvendo práticas e projetos interessantíssimos em locais desprovidos de recursos.
No entanto, a criatividade fala alto transformando dificuldades em experiência profissional e de vida mudando a realidade de muitas pessoas das suas comunidades.
A palestra da professora Elisa Delfini Correa sobre Bibliotecas e inovação, baseado na obra de David Lankes, foi muito boa!

Foquei mais no Fórum de Bibliotecas escolares que é do meu maior interesse.
A palestra de Constanza Mekis Martínez (Coordenadora Nacional CRA - Chile), foi espetacular.
A eterna busca das bibliotecas em motivar o prazer da leitura nas crianças foi o motivo de sua palestra. A experiência dos bibliotecários no Chile, sem dúvida, uma grande lição para nós. Para quem desejar saber melhor sobre esse projeto, acesse CRA



A Prof. Dra. Bernadete Campello (UFMG) traçou um panorama das Bibliotecas Escolares no Brasil. Conquistas que ainda são poucas e a longa trajetória que temos pela frente para sua consolidação. É arregaçar as mangas e encarar o muito de trabalho que teremos.
Outra palestra bem interessante foi de Jorge Larrosa Bondia (Universidade de Barcelona, Espanha) e Carla Mauch ( Mais Diferenças) onde abordaram juntos a necessidade cada vez maior de se pensar espaços com acessibilidade nas bibliotecas e, condições para que todos a possam utilizar.
Achei essa palestra excelente pois observo que realmente, os espaços não são apropriados para receber os deficientes de vários tipos seja baixa visão, cadeirantes, deficientes auditivos e por aí vai. A sociedade precisa que cada vez mais se integre os deficientes em sua rotina.
Infelizmente não deu para se desdobrar e assistir a outros temas interessantes que ocorreram no mesmo horário em outros auditórios. Paciência. 
A empolgação foi tanta em ver profissionais desenvolvendo projetos criativos em todos os setores que sai com ânimo renovado e vontade de inclusive, retomar as postagens por aqui. O blog andava parado, não sentia vontade de postar nada e quase cheguei a excluí-lo. Que bom que esperei mais um pouco! Surgiu a vontade de escrever artigos para a revista Biblioteca Escolar em Revista que é um excelente instrumento para visibilidade das bibliotecas escolares e o que os profissionais que atuam nela andam fazendo por ai. E também me senti motivada a fazer parte da comissão de Bibliotecas Escolares.
Deixo aqui minhas congratulações para a FEBAB, na pessoa de Adriana Cybelle Ferrari e sua equipe e demais profissionais que fizeram desse congresso um sucesso. Parabéns! E que venham os próximos encontros!

Imagens: Google e Ricardo Tomasiello Pedro

Nenhum comentário: