Mostrando postagens com marcador Dia Internacional do Livro Infantil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dia Internacional do Livro Infantil. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

(Notícia retirada do Publishnews, 1/04/2011)
A International Board on Books for Young People (IBBY), uma ONG internacional que trabalha para incentivar a leitura entre os baixinhos, organiza desde 1967 o Dia Internacional do Livro Infantil. A comemoração acontece no dia do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Todo ano, um escritório da IBBY é responsável pela comemoração e convida um ilustrador para criar o cartaz da data e um autor para escrever um texto comemorativo. Este ano o país encarregado é a Estônia, o ilustrador é Jüri Mildeberg e o autor é Aino Pervik. O tema deste ano é "The Book Remembers", algo como "O livro tem memória". Clique aqui para ler o texto de Pervik em inglês.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil


Nunca a literatura infantil esteve tão em alta como atualmente. Basta entrar em qualquer grande livraria e ver a vasta exposição de títulos a disposição do jovem leitor. O mesmo se dá nos sites de editoras especializadas no assunto. A qualidade das ilustrações, das encadernações são um verdadeiro colírio para nossos olhos e sensibilidade. Tendo surgido no século XVII com o simples intuito de servir para reforçar a educação moral das crianças, não trazia qualquer atrativo para as crianças da época. A data 02 de abril foi uma homenagem ao nascimento do maior escritor de histórias infantis que até hoje são contadas, recontadas e adaptadas: o dinamarquês Hans Christian Andersen. Suas histórias são conhecidas mundialmente e quem não se lembra de na sua infância ter lido ou ouvido de alguém as histórias de Patinho Feio, As roupas novas do imperador, Pequena sereia e tantas outras ? Essa data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Livros para Jovens (IBBY) que é uma organização sem fins lucrativos que representa uma rede internacional de pessoas de todo o mundo que estão empenhados em trazer livros e filhos juntos. Bem legal essa iniciativa não? Podemos aproveitar o momento tão propício às iniciativas voltadas para a leitura em nosso país e divulgar cada vez mais a leitura dos livros infantis.