Um tema ainda cercado de mistérios e preconceitos mas que é de suma importância conhecermos até para sabermos como lidar com ele: o Transtorno Bipolar. Tenho lido alguns textos na revista Mente e Cérebro e, uma vez que trabalho em uma instituição educacional, acho importante estar por dentro do assunto. Seja para orientar pais e professores, seja para auxiliar a criança ou jovem que tenha essas características. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), existem no Brasil mais de 15 milhões de pessoas com o distúrbio. Mas, o que ao certo é esse distúrbio? Boa pergunta não é mesmo? Afinal, muito se fala mas se paramos para pensar, não sabemos ao certo de que se trata.
"Anteriormente chamada de psicose maníaco-depressiva, bipolar (bi significando "dois") indica que o humor varia ou oscila entre dois pólos opostos: mania e depressão"
(do livro Crianças e adoelscentes com transtorno bipolar, de Boris Birmaher. Editora Artmed)
Não farei aqui um tratado sobre esse distúrbio mas indicarei alguns livros interessantes para se ter na biblioteca para consultas, para pais que porventura tenha filhos com tais características. E aproveito também para indicar a visita em uma blog bem interessante que fala sobre o assunto e que foi desenvolvido por uma jornalista que teve esse diagnóstico. Adriana Santos, em 2008 após dois surtos com alucinações e se tratar, decidiu partilhar suas experiências através do blog. Vale a pena conhecer pois sempre estamos esbarrando em pessoas com tais sintomas e é importante sabermos lidar com elas até mesmo para orientá-las.