quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ela também tem seu dia!


Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da  Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia da  Biblioteca. Essa é uma data para se comemorar e acima de tudo, refletir sobre o que falta (muito!) fazer por nossas bibliotecas. As já existentes que sempre andam abandonadas e as que precisam sair do projeto e passar a existir de fato. Muito se fala em épocas de eleição mas muito pouco ou nada se faz.
Não importa se ela é pequena, grande, se tem acervo minúsculo ou faraônico, se tem tecnologia ou ainda está a base de fichas catalographicas (tirando uma onda das dinossáuricas que tanto confeccionei em meu início de profissão), se tem usuários ou apenas "ratos de bibliotecas". O importante, o gostoso é homenagear e lembrar sempre que esse espaço é democrático e está sempre de portas abertas a todos que gostam e precisam de nossos serviços.
Salve! Salve! Bibliotecas do meu Brasil! 
Do Oiapoque ao Chuí, em caixotes, ônibus, bicicletas ou em grandes espaços de concreto e vidro. Um salva a essa instituição que por mais que digam que está superada, encontra-se cada dia mais viva e pulsante no seio da sociedade.
 Hoje, durante o intervalo nas aulas, aqui na biblioteca entrou uma leva de alunos. Então do nada, ouvi um deles falar para seus companheiros:
- O melhor lugar desse colégio é a biblioteca! Adoro esse lugar! Vocês não?
E os demais concordaram com ele. Passei, sorri e agradeci pois essa é a maior recompensa para nós bibliotecários.



 Parabéns!

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bom, você me fez lembrar de pequenos detalhes que são importantes. Abrs

Roseli Venancio Pedroso disse...

Que ótima surpresa você conhecendo esse meu outro espaço! Fico contente que tenha gostado. Apareça sempre por aqui. Abraços