
Apesar da tira ser de humor, revela uma situação que ainda é muito comum em nossas bibliotecas. Uma vez que estamos tentando fortalecer nossa imagem perante a sociedade, precisamos acabar com essa que nos torna profissionais muito mal vistos por todos. Numa biblioteca escolar, onde também temos o papel de educador afinal, a biblioteca é uma extensão da sala de aula. Daí, ao invés da eterna "Bronca" e cara feita, devemos informar, conscientizar e orientar nossos alunos e demais usuários a respeitar a data de entrega dos livros e demais materiais. Na minha opinião de bibliotecária, não desejo espantar o usuário por manter sempre a cara fechada e brava. Desejo ganhar um cliente, um amigo e um cúmplice na manutenção e conservação do acervo. Afinal, quem é que gosta de ser recebido por alguém que ao invés de lhe dar um sorriso, lhe presenteia com uma máscara de carranca? Ninguém não é mesmo? Ei, calma! Também não estou dizendo para passarmos a mão na cabeça das crianças e dos jovens e deixar fazerem o que querem. Não é isso. Mas há tantas maneiras de se fazer entender sem apelar para o mal humor e o eterno comportamento ranzinza! Dá mais trabalho, é um exercício constante mas acredito que valha a pena tentar. É para se pensar!
PS: Meu muito obrigada para a bibliotecária Elza Maria que me passou essa imagem que me agradou demais. Valeu Elzinha!