Mostrando postagens com marcador Redação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Redação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Internetês nas redações escolares

Para quem convive com os adolescentes, como eu, numa escola, isso é a coisa mais comum de se ver. Aqui na biblioteca, sempre que o aluno me mostra seu trabalho, sua redação, procuro orientar para essa questão:
O hábito dos adolescentes de fazer abreviações na comunicação pela internet também preocupa as escolas. O professor de português do colégio Santo Américo (zona oeste de São Paulo), José Ruy Lozano, conta que, vez ou outra, encontra um "naum" (abreviação de "não") ou um "eh" (é) em trabalhos escolares. "Esse tipo de expressão faz sentido nas conversas instantâneas, onde eles [os alunos] se comunicam com muitos amigos ao mesmo tempo e têm que ser rápidos. Mas, na escrita formal, não. É um contexto diferente", afirma. As abreviações, entretanto, estão menos frequentes nos textos do Santo Américo, depois que o colégio decidiu intensificar a quantidade de redações pedidas aos alunos. "A prática da escrita ajudou a reduzir isso."