sexta-feira, 29 de maio de 2009

Livros: Mais uma falha na comédia (ou seria tragédia?) dos erros

Pois é, mais uma "pisada na bola" na implantação de livros adotados para as escolas. Teve uma repercurssão muito grande e negativa a retirada de mais livros da lista que o governo de São Paulo havia adotado para esse ano devido a linguagem inadequada. Leia mais

Sempre me questiono sobre a seriedade daqueles que são responsáveis por essa seleção pois é praticamente certo que ninguém se dá ao trabalho de ler esses livros para analisá-los e verificar para que faixa etária é mais adequado. Por outro lado, também é do conhecimento de todos que seguem "outros interesses" para a compra desse material que, com certeza não são interesses educacionais. Daí, a minha pergunta que nunca quer se calar: Quando é que se vai olhar com seriedade e responsabilidade para a questão educacional nesse país? Até onde irá esse descaso?

Esse tipo de trabalho deve ser desenvolvido por uma equipe capacitada, que entenda de literatura e que, principalmente leia e tenha noção de análise das obras. Não basta contratar professores para se fazer essa seleção. Não faço aqui uma crítica quanto a capacitação dos professores no geral mas, vamos combinar: tem muitos professores que não lêem absolutamente nada e daí, dá no que dá. E nesse caso específico, foi realmente uma comédia dos erros como já citei no título. Pôxa!!! Quando é que o brasileiro vai aprender a fazer a coisa de forma planejada e bem estruturada para não ter que refazer novamente a mesma coisa?

E enquanto isso, a situação da educação no país continua da mesma forma, ou seja, um caos! Da mesma maneira que está um caos a saúde (pública e privada também), a política (essa então...deixa pra lá), e todo o resto.

Affê!!! Olha que costumo ser uma pessoa otimista mas, diante de todo esse quadro...Só com muito esforço mesmo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Livros na ponta dos dedos

Tenho comigo que todas as formas de se ler são importantes para a formação do bom leitor. Porisso essa notícia me deixou bem contente. É uma forma a mais de se levar a leitura a todos.
(Notícia retirada do PublishNews, 25/05/2009)
Acesse a internet. Digite http://books.google.com e dê um enter. Bem-vindo ao Google Book Search. Bem-vindo à biblioteca do futuro: todos os livros digitalizados, disponíveis online, para consulta, leitura e copiagem - de graça ou mediante pagamento. O que o iTunes fez com a música e o YouTube com as imagens, o GBS começou a fazer com os livros, manuscritos e documentos. O sonho iluminista da cultura universalizada promete deixar de ser uma utopia. Contenha um pouco o seu entusiasmo: o GBS está em fase de construção e operando sub judice, digamos assim. A biblioteca do futuro já obteve o habite-se; falta o alvará. O serviço já existe em português, em versão beta. Embora uma centena de editoras brasileiras já tenham aderido ao projeto, até obras há muito de domínio público, como os romances de Machado de Assis e a poesia de Castro Alves, por exemplo, continuam indisponíveis; ou melhor, só podemos visualizá-las parcialmente.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Blogagem Coletiva em Defesa da Infância II


Apesar de um final de semana extremamente gripada, eu não poderia deixar de participar da 2ª blogagem coletiva Em Defesa da Infância promovida pelo blog Diga Não a Erotização Infantil e que foi inspirada em blogagem contra a pedofilia proposta pelo blog amigo http://luzdeluma.blogspot.com
A situação ultimamente chegou a um patamar que se tornou insustentável para toda a sociedade permanecer conivente com ela. Há tantos casos de violência contra crianças que chega a ser quase que "normal" ler a respeito. Mas veja bem, disse quase normal. Isso significa que a população não deve se acomodar com tal situação e mostrar sua indignação com todos os tipos de violência que ocorrem diariamente com nossas crianças. Desde um "inocente" comercial de brinquedo, passando por ditaduras da moda que regem o que toda criança bonita deve vestir e calçar, passando pela "conduta" inapropriada que nossas novelas passam para a grande massa até chegar na violência explícita através de mals tratos em família até o estupro que já fez e ainda faz tantas vítimas. Não dá mais para ficarmos de braços cruzados vendo tudo isso acontecer ao nosso lado e fingir que nada de estranho acontece. Diante de todas essas arbitrariedades, é que pessoas com o mesmo grau de indignação decidiram na data de hoje e de 25 de maio postar algo sobre esse tema.
Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído pela Lei 9.970. A idéia surgiu em 1998 quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
(Texto retirado do blog Diga Não a Erotização Infantil)
A blogagem acaba hoje, dia 25 de maio, Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas, dia que o menino americano, Etan Patz, 6 anos de idade, foi raptado em 1979 e nunca foi encontrado.
Muito me preocupo ao observar as crianças de hoje tendo uma vivência tão diferente da que eu tive em minha infância. Acredito que faço parte de uma das últimas, senão a última geração que realmente vivenciou sua infância de forma intensa e verdadeira. Brinquei muito na rua com outras crianças de mesma idade, participava de jogos (volei, queimada, pega-pega entre outros), brinquei de casinha com minhas primas e amigas, brinquei com carrinho rolleman (é assim que se escreve?), enfim, fui uma criança inocente que vivenciou o máximo sua infância exatamente da forma que se deve ser. Quase não assistia a televisão, somente em alguns horários meu pai permitia. Lia bastante pois meu pai sempre comprava gibis da Mônica e do Walt Disney. Com relação a erotização, nossa esse assunto passava bem longe de minha realidade de criança. Se perguntassem alguma coisa, nem saberia dizer. Para algumas pessoas, isso pode parecer até uma questão de alienação mas, ao meu ver, foi o que transformou minha infância numa infância feliz, pura e sem manipulação da mídia. Quando olho para as crianças hoje, principalmente para as meninas, fico num misto de chocada e penalizada. São crianças querendo ser e ter atitudes de adulto. No entanto, sua psiquê ainda é de acordo com sua idade cronológica e então, vem uma série de complicações e contradições que só tendem a deixá-las infelizes e insatisfeitas. A manipulação da grande mídia com relação a ditar modas quanto ao que vestir e calçar, o uso de determinados acessórios, maquiagens levam essas meninas a uma vontade e um desejo que, se não forem satisfeitos tornam-se as crianças mais infelizes da face da terra.
Por outro lado, fico extremamente preocupada e apreensiva com essa onde de pedofilia que se alastrou de forma epidêmica por todo o mundo. Pergunto-me como que um adulto pode olhar uma criança e ver nela um objeto de seus desejos. As pessoas perderam por completo a noção de valores e bom senso. Trocando em miúdos: a sociedade se encontra gravemente doente e perdida em suas convicções e postura diante da vida. A violência, seja de que tipo for é inaceitável. Seja entre adultos ou crianças, contudo, temos a obrigação de fazermos algo para mudar essa situação. E uma das formas é justamente essa discussão saudável que estamos desenvolvendo no meio virtual. Façamos dessa discussão de temas tão importantes, uma constante em nossas vidas. Seja no seio familiar, no trabalho com os colegas, entre amigos, o importante é desenvolver o tema para que a sociedade em conjunto com os orgãos competentes encontrem uma solução para esse problema que tanto tem afligido nossas famílias. E a criança não pode continuar sendo vítima de pessoas tão vís assim. Ela merece todo nosso amor, carinho, atenção mas principalmente, nosso respeito. Preocupemo-nos em devolver às crianças sua infância perdida. Essa é minha proposta a todos. Desejo voltar a ver no semblante infantil aquela pureza e alegria de ser verdadeiramente criança.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novo lançamento de Bernadete S. Campello

Esse espaço desde o princípio foi destinado a área das bibliotecas escolares e seus profissionais. Portanto não poderia deixar de falar um pouco sobre o lançamento mais recente de Bernadete Santos Campello, Letramento Informacional: função educativa do bibliotecário na escola.
Como saem poucos títulos voltados para a área de biblioteconomia, em especial voltado a biblioteca escolar e seus profissionais, é com muito prazer que recebemos esse título, que como os demais dessa autora, vem enriquecer um pouco mais nosso universo. A biblioteca escolar como todos sabemos, sempre esteve relegada a último plano (e olha que não estou exagerando). Nas escolas de nosso país, é a última coisa a se pensar em planejar e desenvolver, isso quando se preocupam em ter uma biblioteca na escola. Mesmo as que já possuem não costumam olhar com mais cuidado e carinho por esse espaço que é tão importante para o desenvolvimento das habilidades e aprendizagem dos alunos. Além de ser também um espaço de integração social e cultural.

Bernadete Santos Campello é uma defensora incansável da biblioteca escolar e há tempos vem desenvolvendo trabalhos voltados para a melhoria delas.
Mestre em Biblioteconomia e professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Seus interesses de pesquisa estão voltados para biblioteca escolar e fontes de informação. É autora dos livros Introdução ao Controle Bibliográfico e Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais e organizadora de Recursos Informacionais para o Ensino Fundamental : Formas e Expressões do Conhecimento, Como Usar a Biblioteca na Escola - um programa de atividades para o ensino fundamental. É uma das autoras de Biblioteca Escolar - temas para uma prática pedagógica.
Para maiores informações sobre esse livro, acessem a página da editora que poderão inclusive, ler o primeiro capítulo do livro. Esse, assim como os demais livros da autora, será indispensável para se obter em qualquer biblioteca escolar.

Conhecendo um pouco nossos vizinhos e colegas de profissão

Há tempos que desejo falar sobre nossos colegas bibliotecários dos países vizinhos ao Brasil. Observo que é um hábito (mal, diga-se de passagem) de não trocarmos ideias, conhecermos o que esses países tão próximos a nós fazem na área cultural e educacional. Temos conhecimento sobre o sistema educacional dos Estados Unidos, dos países europeus, conhecemos inclusive sobre países tão longínquos quanto a Índia, Nova Zelândia, Austrália ente outros. No entanto, desconheço - e acreditem, não sou única - como funcionam esses países, desconheço como é o trabalho dos bibliotecários, e seu cotidiano nas bibliotecas. Por coincidência ou não, hoje recebi uma mensagem do grupo ao qual faço parte e não é que um colega nosso dispôs seu endereço de blog para conhecermos? Não tive dúvidas, fui lá conferir. E gostei demais! O bibliotecário Ernesto escreve no blog Rincon del Bibliotecario e fala sobre temas que nos interessam, além de curiosidades da área. Deixo aqui portanto, uma boa dica para que possamos ampliar nossos conhecimentos sobre o que andam fazendo e falando sobre bibliotecas, profissionais da área e afins. Em breve, falarei sobre outros blogs de países sul-americanos que for encontrando.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de Maio de 1888 - Um pouco sobre essa data

Comemora-se nessa data o Dia da Libertação Escrava no Brasil através do documento assinado pela Princesa Isabel intitulado Lei Áurea em 1888. Um movimento que já tomava corpo de longa data e que, aos poucos se concretizou para a alegria de muitos e, tristeza, desolação e incorformismo de outros. Bem sabemos que a história é composta de várias facetas e interpretações daí, a importância de se ler vários textos e documentos para se traçar um painel mais fiel à realidade do que veio a ser um fato histórico. Peço desculpas aqui aos professores e historiadores pois talvez minha visão histórica seja diferente das suas no entanto, ouso colocar minhas visões de tudo o que ocorreu nessa época.
Bem sabemos que sempre houve por aqui uma atitude racista e preconceituosa com relação aos negros. Afinal, eram diferentes, agiam diferentes, falavam uma língua que ninguém compreendia, tinham ritos e religiões estranhas e uma "liberdade" entre eles que assustava e ao mesmo tempo escandalizava a sociedade branca.
Para saber mais sobre a Princesa Isabel, tem um artigo bem interessante na Revista Aventuras na História. Leia mais
Outro artigo que fala sobre o preconceito e as dificuldades dos negros logo após a abolição, está na Revista História Viva. Leia mais

Deixo como sugestão para estudos os seguintes títulos:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Em defesa da infância - Blogagem coletiva


Quando li a respeito dessa blogagem coletiva, não tive dúvidas: vou participar. Afinal, um tema tão sério, grave e atual como esse, não tem como ficar de fora.
Segunda Blogagem Coletiva "Em Defesa da Infância"2009. Essa campanha foi inspirada em blogagem contra a pedofilia proposta pelo blog amigo http://luzdeluma.blogspot.com/
A criança, hoje mais do que nunca, tornou-se uma presa muito fácil para aqueles que não têm escrúpulos nem valores. Vítimas de uma sociedade consumista, onde a publicidade massacra diariamente mostrando o que se fazer para ser uma criança "feliz", atualmente não conseguimos mais enxergar a inocência, a pureza e a verdadeira face da infância nas crianças que nos cercam. Trabalhando direto com crianças, pré-adolescentes e adolescentes, observo o quanto elas sofrem com tudo isso e estou sempre lamentando por elas afinal, acredito que faça parte de uma das últimas gerações que soube e teve a chance de ser verdadeiramente criança em seu tempo certo.

Para quem desejar participar:
O Blog Diga Não À Erotização Infantil convida todos os blogs e sites amigos da criança a participarem da segunda blogagem coletiva “Em Defesa da Infância”, dias 18 e 25 de maio de 2009.
COMO PARTICIPAR DA BLOGAGEM COLETIVA E DE NOSSO MOVIMENTO

No dia 18 de maio próximo poste em seu blog textos sobre exploração sexual, abuso sexual, pedofilia e perigos na internet para crianças. Não teremos um texto padrão. Você pode pesquisar em nosso blog ou sites de notícias e escolher o texto que mais lhe agradar para postar em seu site. O que vale é o ato de alertar, divulgar e protestar sobre tudo o que vem ocorrendo com nossas crianças. E então? Vamos participar? Você que passa por aqui e de alguma forma trabalha com educação ou simplesmente se sente tocado por essa questão, vá até o blog que está divulgando essa blogagem e participe! Temos que fazer dessa blogagem algo sério e de repercurssão para que, de alguma forma esse quadro atual se modifique.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vídeo dos resumos dos livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp

Para os estudantes que esse ano já estão se preparando para os vestibulares, toda ajuda é sempre bem-vinda não é mesmo? Pois então, para auxiliá-los nos estudos das obras literárias que costumam cair nos vestibulares, olhem só que novidade:
(Notícia retirada do PublishNews, 05/05/2009)
Os noves livros obrigatórios para os vestibulares da Fuvest e da Unicamp podem ser acompanhados em vídeo. No link do Portal G1 é possível conferir os resumos das obras, com comentários do professor de literatura do Anglo Vestibulares, Fernando Marcílio. Os livros são Auto da barca do inferno, de Gil Vicente; Iracema, de José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida; O cortiço, de Aluísio Azevedo; A cidade e as serras, de Eça de Queirós; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Vidas secas, de Graciliano Ramos; Capitães da areia, de Jorge Amado, e Antologia poética, de Vinicius de Moraes.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Galera juvenil essa dica é pra vocês

Já faz um tempinho que não faço sugestão de livros por aqui. Hoje, após conversar com alguns jovens aqui na biblioteca onde trabalho, me veio a ideia de sugerir o que observo e vejo que a garotada gosta. Concordo quando dizem que os jovens precisam ler mais, que precisam conhecer os clássicos mas, por outro lado, vejo que na maioria das vezes, esse jovem ainda não tem maturidade nem bagagem cultural para entender tais livros. Daí me veio a cabeça: por que não desenvolver essa tal "bagagem" através de histórias com a qual eles possam se identificar e então, tomar gosto pela leitura? Estou sempre trocando umas ideias com essa galerinha e acredito que estou por dentro de seus gostos porisso, deixo aqui algumas sugestões bem legais que sem dúvida agradará a todos. São histórias que retratam o universo teen, sua rotina, suas "encanações", suas dúvidas. Daí, o porque deles se identificarem tanto e ser o maior sucesso.
A maioria deles eu já li e recomendo mesmo. É diversão na certa.