quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novo lançamento de Bernadete S. Campello

Esse espaço desde o princípio foi destinado a área das bibliotecas escolares e seus profissionais. Portanto não poderia deixar de falar um pouco sobre o lançamento mais recente de Bernadete Santos Campello, Letramento Informacional: função educativa do bibliotecário na escola.
Como saem poucos títulos voltados para a área de biblioteconomia, em especial voltado a biblioteca escolar e seus profissionais, é com muito prazer que recebemos esse título, que como os demais dessa autora, vem enriquecer um pouco mais nosso universo. A biblioteca escolar como todos sabemos, sempre esteve relegada a último plano (e olha que não estou exagerando). Nas escolas de nosso país, é a última coisa a se pensar em planejar e desenvolver, isso quando se preocupam em ter uma biblioteca na escola. Mesmo as que já possuem não costumam olhar com mais cuidado e carinho por esse espaço que é tão importante para o desenvolvimento das habilidades e aprendizagem dos alunos. Além de ser também um espaço de integração social e cultural.

Bernadete Santos Campello é uma defensora incansável da biblioteca escolar e há tempos vem desenvolvendo trabalhos voltados para a melhoria delas.
Mestre em Biblioteconomia e professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Seus interesses de pesquisa estão voltados para biblioteca escolar e fontes de informação. É autora dos livros Introdução ao Controle Bibliográfico e Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais e organizadora de Recursos Informacionais para o Ensino Fundamental : Formas e Expressões do Conhecimento, Como Usar a Biblioteca na Escola - um programa de atividades para o ensino fundamental. É uma das autoras de Biblioteca Escolar - temas para uma prática pedagógica.
Para maiores informações sobre esse livro, acessem a página da editora que poderão inclusive, ler o primeiro capítulo do livro. Esse, assim como os demais livros da autora, será indispensável para se obter em qualquer biblioteca escolar.

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Oi, Roseli! Desculpe o comentário off-topic: passei para avisar que acrescentei seu link à lista de participantes da blogagem coletiva "Em defesa da infância" e quando puder, acesse a lista para saber o que outros blogueiros estão repercutindo. Posteriormente essa lista estará também disponivel também no blogue "Diga não a erotização infantil".

Boa semana! Beijus