quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de Maio de 1888 - Um pouco sobre essa data

Comemora-se nessa data o Dia da Libertação Escrava no Brasil através do documento assinado pela Princesa Isabel intitulado Lei Áurea em 1888. Um movimento que já tomava corpo de longa data e que, aos poucos se concretizou para a alegria de muitos e, tristeza, desolação e incorformismo de outros. Bem sabemos que a história é composta de várias facetas e interpretações daí, a importância de se ler vários textos e documentos para se traçar um painel mais fiel à realidade do que veio a ser um fato histórico. Peço desculpas aqui aos professores e historiadores pois talvez minha visão histórica seja diferente das suas no entanto, ouso colocar minhas visões de tudo o que ocorreu nessa época.
Bem sabemos que sempre houve por aqui uma atitude racista e preconceituosa com relação aos negros. Afinal, eram diferentes, agiam diferentes, falavam uma língua que ninguém compreendia, tinham ritos e religiões estranhas e uma "liberdade" entre eles que assustava e ao mesmo tempo escandalizava a sociedade branca.
Para saber mais sobre a Princesa Isabel, tem um artigo bem interessante na Revista Aventuras na História. Leia mais
Outro artigo que fala sobre o preconceito e as dificuldades dos negros logo após a abolição, está na Revista História Viva. Leia mais

Deixo como sugestão para estudos os seguintes títulos:

Um comentário:

Patrícia disse...

Oi, tem um selinho no meu blog pra vc!