terça-feira, 30 de março de 2010

USP guarda 160 mil livros amontoados em caixas há 2 meses

O descaso com livros e tudo o que envolve a cultura e a educação está tão arraigada no inconsciente da nação, que a meu ver, dificilmente se mudará. Digo isso mediante a notícia que li e que posto logo abaixo. Desde 1990 que trabalho em bibliotecas e sempre me deparei com essa situação e com a mentalidade de que cultura, livros e bibliotecas, são coisas desnecessárias e sem tanta importância.
Lamentável mas infelizmente, realidade. Dura realidade!
(Notícia retirada do Publishnews, 29/03/2010)
No terceiro e quarto andares do prédio 205 da rua Senador Feijó, no centro, mais de 100 mil livros de direito amontoam-se em caixas de papelão fragilmente lacradas e empilhadas. Desde 25 de janeiro, quando foi feita a transferência do acervo da Faculdade de Direito da USP, os alunos se deparam com estantes desmontadas, fitas adesivas pelo chão e caixas. "Estamos perdendo trabalhos, e o aproveitamento do curso está sendo prejudicado", diz Vanderley Sampaio Jr., 37, aluno do segundo ano. A precariedade das instalações e a falta de acesso de alunos e professores ao acervo mobilizaram a comunidade acadêmica. Na quarta-feira, a procuradora Ana Cristina Bandeira Lins vistoriou o local e recomendou ao diretor da faculdade que os livros estejam disponíveis em um prazo de 30 dias. O imbróglio começou em janeiro, quando os 160 mil livros das bibliotecas circulante e departamentais foram levados para o prédio da Senador Feijó, que foi desapropriado pelo governo em 29 de dezembro. A direção alegou que a mudança era necessária para que o espaço ocupado pelos livros na faculdade no largo São Francisco desse lugar a salas de aula. Leia mais

quinta-feira, 25 de março de 2010

Novo espaço para a cultura árabe é inaugurado em São Paulo

Foi inaugurado hoje, Dia Nacional da Comunidade Árabe, às 16h, em São Paulo, o Centro de Cultura e Pesquisa Árabe-Sul-Americano - Espaço BibliASPA (Rua Baronesa de Itú, 639 - Higienópolis. São Paulo/SP). O espaço concentrará biblioteca, centro de documentação, salas de pesquisa, editora, sala de restauro, salas de exposição e cursos. O Governo Federal vai investir R$ 315 mil por ano, durante três anos, a partir de 2010. O recurso é do Fundo Nacional de Cultura e há contrapartida de pelo menos 20% do valor total do convênio. Leia mais
Para saber a programação

Notícias sobre bibliotecas, leitura...

Meu Deus! Que correria! Já não aguentava mais ficar sem postar nadica de nada por aqui. mas hoje, consegui em tempinho e lá vou eu com algumas dicas e novidades na área das bibliotecas, leituras etc. Vamos lá?

Bibliotecas - Sai o resultado da primeira fase do Mais Cultura
(Notícia retirada do Publishnews, 25/03/2010)
O Ministério da Cultura divulgou a lista dos habilitados e inabilitados para o Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Por meio do Programa Mais Cultura, o Governo Federal está investindo R$ 3,2 milhões para melhor equipar as unidades localizadas em cidades com até 20 mil habitantes. Das 925 propostas inscritas, 453 foram habilitadas e, desse total, 100 serão selecionadas. Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários e itens de ambiência, além de telecentro digital com 11 computadores conectados à Internet banda larga, iniciativa em parceria com o Ministério das Comunicações. O estado que teve mais propostas habilitadas foi Minas Gerais, com um total de 128 bibliotecas classificadas, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 70, e São Paulo, com 66. A seleção final está prevista para o mês de abril.Confira o resultado de habilitação

MEC pede ajuda a bibliotecários para avaliar cursos

Isso sim é uma boa notícia!

Os conselhos federais de odontologia, de enfermagem, de fonoaudiologia, de biblioteconomia e de fisioterapia e terapia ocupacional poderão, a partir de agora, colaborar com o Ministério da Educação nos processos de autorização e reconhecimento dos cursos de graduação. Termos de colaboração para esse fim foram assinados nesta terça-feira, 23, entre o MEC e essas entidades. O objetivo do ministério é aprimorar os procedimentos de regulação da educação superior, permitindo a manifestação dos conselhos profissionais em relação às condições de ensino e à pertinência, relevância e inovação oferecidas pelos cursos em análise. Na avaliação dos pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos, os pareceres dos conselhos serão considerados pelo MEC. Leia mais

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mais notícias de biblioteca - Eventos movimentam biblioteca infantil em SP

Que bom ver nossas bibliotecas funcionando a todo vapor. A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato sempre foi um exemplo para as demais no que diz respeito as atividades promovidas por lá junto a comunidade.

(Notícia retirada do Publishnews, 19/03/10)
Filmes, cursos, peças de teatro e encontros com escritores movimentam a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua General jardim, 485 - Vila Buarque. São Paulo/SP. Tel.: 11-3256-4038), na região central de São Paulo. Essa é uma tendência, aliás. Para atrair leitores, bibliotecas da cidade cada vez mais têm oferecido eventos em seus espaços. Palestras, encontros com escritores, contação de histórias. Vale de tudo para cativar mais frequentadores. Considerada a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil, a Monteiro Lobato foi inaugurada em 1936. Uma das atrações que mais faz a alegria da criançada são as sessões de filme, sempre nas tardes de quarta-feira. Outro projeto bem recebido é o Piá, uma série de aulas de música, dança, artes plásticas e teatro. Em parceria com a editora Cosac Naify - cuja sede fica a apenas duas quadras da biblioteca - a partir de abril, sábado vai ser o dia de um escritor renomado visitar a Monteiro Lobato. A série começa no próximo dia 10, às 10 horas, com a participação de Eva Furnari.

Notícias sobre bibliotecas - Biblioteca comunitária como prática social

Não pude estar presente na entrega do prêmio Lauro Russo que aconteceu sexta-feira passada, no MASP. Qual não foi minha surpresa ao ver que quem ganhou o prêmio foi minha ex-professora! Que legal! Parabéns Elisa!

(Notícia retirada do Publishnews, 19/03/10)
De acordo com Galeno Amorim, Elisa Campos Machado visitou 29 bibliotecas comunitárias para fazer a tese de doutorado (na ECA-USP) que venceu o Prêmio Laura Russo, do Conselho Regional de Biblioteconomia de SP. Esse tipo de biblioteca é, de fato, uma bela alternativa diante da falta de acesso à informação e aos livros. E quanto mais participativa sua gestão, um tanto quanto melhor para a comunidade. Veja mais na Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias, aqui.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Um achado!

Por minhas andanças na web sempre em busca de novidades na área das bibliotecas, me deparei com esse vídeo lindo no blog Bibliotecar de uma colega lusitana Angelina. Aliás, dou como sugestão a quem possa interessar, que os blogs de bibliotecas escolares portuguesas são maravilhosos e vale a pena conhecê-los. Achei-o tão lindo, tão bem feito e com uma mensagem incrível, que não posso deixar de apresentá-lo por aqui afinal, tem tudo a ver com nosso propósito. Assistam:


LIBRARY from singsfish on Vimeo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

12 de Março - Dia do Bibliotecário



Passado o momento de braveza, cá estou eu com o coração repleto de emoção e vontade de dividir com todos os meus colegas de profissão, esse momento de celebração.
Rendo minhas homenagens a todos os profissionais que abraçaram e têm como missão, levar a informação a todos os cantos do país. De Norte a Sul, independente de suas dificuldades mas sempre com o forte intuito de traçar com seriedade, profissionalismo, elegância e alegria a árdua tarefa de servir de ponte entre o saber e o aprendiz. Parabéns Bibliotecários!
E você? Já cumprimentou algum hoje? Não? Está esperando o que?


quarta-feira, 10 de março de 2010

Exposição no Centro Cultural Vergueiro

O Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. São Paulo/SP. Tel.: 11 – 3397-4002) está sediando desde o sábado, dia 6, a exposição “Folheando: Quatro décadas de livros e revistas de artista na Espanha”. A mostra apresenta uma seleção de publicações de artistas espanhóis produzidas ao longo de mais de quatro décadas. Sob a curadoria de José Arturo Rodríguez Núnez, a exposição reúne desde peças históricas, como as de Juan Hidalgo e José Luís Castillejo, integrantes do grupo Zaj, até trabalhos mais recentes de artistas como Lara Almarcegui, Miquel Barceló, Dora García, Antoni Muntadas e Javier Peñafiel. São cerca de 200 peças em exibição, além de 46 livros disponibilizados para consulta. A visitação segue até o dia 2 de maio, de terça a sexta, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é franca.

Você confere mais informações sobre a exposição AQUI

terça-feira, 9 de março de 2010

Quero retomar os estudos e não consigo!

Não falarei nada de novo pois infelizmente não há nada novo! Passei a tarde fazendo uma verdadeira varredura no "Santo Google" atrás de cursos a distância ou mesmo presencial na área de Biblioteconomia.
Caramba! Gastei minhas vistas ( que aliás já andam meia boca) procurando, pesquisando e nada!
Fiz uma outra pesquisa em universidades dos Estados Unidos e fiquei pasma com a quantidade de pós-graduação existente por lá. Então percebi o quanto estamos lá atrás ainda.
Meu Deus! Como que nós, profissionais da área de biblioteca podemos nos aperfeiçoar se não há nada que se apresente para estimular essa busca por aprimoramento e atualização profissional?
Quero retornar aos meus estudos, sinto essa necessidade mas, o jeito é ir em busca de uma especialização em áreas próximas como a Educação que vi que tem muitos cursos. Saio dessa pesquisa bem frustrada pois tem hora que me sinto derrotada em insistir nessa profissão que abracei com tanto amor e certeza. Estou falando besteira? Pode ser, mas é o que sinto no momento.
Amanhã estarei pensando assim? Quem sabe? Talvez acorde mais otimista. Mas por hora, ai!ai!ai!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Por que ler?

(Imagem tirada do Google Imagem)
Como a leitura é sempre um tema discutido por aqui, não poderia deixar de postar sobre o que Frederico Barbosa falou a respeito do tema.

(Notícia retirada do Publishnews, 03/03/2010)

Muitas campanhas são feitas, no Brasil, para incentivar a leitura. No entanto, antes de nos perguntarmos como fazer os brasileiros, principalmente os mais jovens, lerem mais, temos que nos questionar sobre o significado da leitura em si. Se indicamos a leitura aos nossos jovens, é porque queremos que a tomem como hábito. Logo, consideramos o ato de ler uma prática salutar e recomendável. Até aí, isso pode parecer óbvio. Mas vejamos como começamos a patinar quando nos perguntam: mas afinal, por que ler é saudável? Por que ler faz bem? Os questionamentos foram levantados no artigo assinado pelo poeta e diretor executivo da POIESIS – Organização Social de Cultura/Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Frederico Barbosa.

segunda-feira, 1 de março de 2010

José Mindlin: mais uma estrela a brilhar no céu

(imagem retirada do Google Imagem)
Eu não poderia deixar de registrar aqui o falecimento de nosso grande bibliófilo José Mindlin que ocorreu ontem. Para quem é ligado em livros e em seu universo, conheceu a paixão desse grande homem pelos livros. Um ser humano culto, de espírito simples porém que conseguiu uma proeza num país que quase não lê: criar uma biblioteca riquíssima com livros raríssimos e de um valor inestimável. Tive o privilégio de assistir uma palestra que se tornou mais um bate-papo informal ao qual saí daquele auditório nas nuvens com tudo o que ele falou. Sua vida é uma lição de vida para todos. Principalmente para nós que lidamos com a educação e que temos um apreço pela leitura.
Nos últimos tempos, o que me chamou a atenção e me comoveu, foi saber de seu gesto de total desprendimento de seu maior bem terreno que eram seus livros e doá-los em vida para uma biblioteca pública. Isso fechou com chave de ouro sua vida tão repleta de ações brilhantes. Deixo aqui minha singela e humilde homenagem a esse grande homem, cidadão exemplar e grande amante dos livros. Para quem desejar conhecer sua biblioteca acesse aqui

(trecho retirado do Publishnews, 01/03/10)
Veja algumas matérias sobre o bibliófilo publicadas hoje em O Estado de S. Paulo, que, diga-se, foi o primeiro lugar onde ele trabalhou. Para conhecer mais sobre a trajetória de Mindlin e acompanhar a repercussão de sua morte, clique aqui. A história de sua coleção Brasiliana e sua paixão pelos livros é contada em Mindlin, um mecenas que não fazia nada sem alegria. O artigo A generosidade do 'livreiro-mor', de Lilia Moritz Schwarcz, também merece destaque.