segunda-feira, 8 de maio de 2017

Meu desabafo tardio mas sincero - BMA

Quando começamos e respirar mais pausadamente e se preparando para festejar algumas conquistas, eis que os ditos "responsáveis" pelas políticas públicas e culturais da cidade de São Paulo, nos puxa o tapete deixando a todos com aquele gosto ácido de mais uma derrota...
Essa introdução é para falar um pouco sobre o encerramento das atividades diferenciadas que fizeram da Biblioteca Mário de Andrade, aqui no centro da cidade de São Paulo, um espaço ativo, dinâmico e moderno como tantas que vemos e admiramos lá fora. A felicidade de quem pôde usufruir dessas atividades que varavam as noites paulistanas terminou.
Automatizada - e eu estive na inauguração desse belo trabalho, ela funcionava 24 horas atendendo uma gama de usuários que se tornaram constantes no silêncio da noite. Estudantes, pesquisadores, notívagos que preferem esse horário alternativo para leitura, pesquisa e escrita e até mesmo, aqueles que não têm outro horário livre.
Desde o dia 24/04 ela retornou ao seu antigo horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 22h e aos sábados e domingo, das 8h às 20h. Se analisarmos que outras bibliotecas não funcionam principalmente aos finais de semana, ela ainda continua ativa e servindo aos seus usuários. No entanto, sob nova direção, alegam que os gastos são muitos e que por conta disso, encerram tais atividades. Ao meu ver de leiga usuária, amante da leitura e bibliotecária, não posso deixar de sentir pesar por mais uma vez, nossos representantes relegarem ações ligadas à cultura a segundo plano. Sempre, tudo é mais importante que a cultura nesse país.
Enfim, vamos aguardar o que mais vem pela frente, uma vez que outros centros de leitura e atividades culturais continuam a fechar suas portas e encerrando suas atividades afinal, para que um povo educado e culto não é mesmo?

Nenhum comentário: