terça-feira, 13 de junho de 2017

Uma aventura em Oxford


Retomei a leitura de livros juvenis para poder ficar mais por dentro do que estão escrevendo os escritores desse gênero. É importante para mim para que possa ter condições de sugerir aos alunos do colégio onde trabalho. Nosso acervo de literatura juvenil é rico. Todo mês recebemos títulos novos e, confesso que às vezes, fico tomada por uma ansiedade por não conseguir ler todos. Missão impossível eu sei contudo, consigo ler alguns que despertam maior interesse em mim.
Foi o caso desse título que - ao receber de doação - fiquei curiosa pela temática.
O autor ainda não conhecia, Matthew Skelton. Escritor britânico e esse livro do qual vou falar, foi seu primeiro romance lançado. Devo dizer que foi uma bela estréia!
O enigma de Endymion Spring, lançado em 2006, pertence ao gênero Literatura Fantástica. O livro tem como grande protagonista, um livro em branco. Como assim? Você deve estar pensando. Foi justamente pensando assim que ao ler a sinopse, decidi que seria a primeira leitora desse livro aqui na biblioteca onde trabalho. Essa é uma das vantagens em se trabalhar em uma biblioteca: ser a primeira leitora de um livro! Oh delícia!
Para mim - bibliotecária de formação e amante de livros - ler uma história onde livros mágicos ou não, bibliotecas e bibliófilos que se digladiam ente si para conseguir um exemplar raro é um prato cheio para passar algumas horas lendo e me envolvendo com a história. Narrativa ágil, personagens bem desenvolvidos e carismáticos são alguns dos pontos positivos dessa bela história.  O livro em português, da editora Prumo, tem uma capa bonita com cores quentes que estimulam a abertura do livro e um passeio por suas páginas. A fonte usada é de um tamanho bom que não cansa os olhos (atualmente isso é fundamental para meus olhos cansados). Outro detalhe que achei muito legal, é que, uma vez que a história se desdobra em dois períodos ( um em Mainz, Alemanha, 1452 e St. Jerome's College, Oxford, atualidade), no passado as páginas são em formato de papiro envelhecido e na fase atual, as páginas são claras. Achei isso bem criativo!

Sinopse: Blake Winters está passando uma temporada forçada em Oxford, na Inglaterra, por causa do trabalho da mãe. Um dia, em uma das antigas bibliotecas da cidade, o garoto encontra um livro diferente. Não parece haver nada escrito nele, até que suas palavras começam a ser reveladas em um misterioso acidente. Blake, então, se vê envolvido em uma história que possui estranhas ligações com a época de Gutenberg, quando a prensa foi criada e a tipografia era relacionada com a Magia Negra. O enigma de Endymion Spring desafia o leitor a buscar o cobiçado conteúdo do livro em branco, que vem inspirando lendas há séculos e é procurado por pesquisadores do mundo todo.

E então? Gostou da sinopse? Eu recomendo. Diversão garantida e um passeio delicioso por uma Oxford e suas bibliotecas incríveis!

Título: O enigma de Endymion Spring
Autor: Matthew Skelton
ISBN: 978-85-61618-59-9
Editora: Prumo
Ano: 2008
Páginas: 416 p.

Nenhum comentário: