sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dificuldades de aprendizagem: dicas de leitura

As atividades escolares retornam a normalidade e agora, após o carnaval, tudo retoma seu cotidiano. E, como todos os anos, aqui na biblioteca onde trabalho, sempre sou procurada por professores e pais de alunos interessados em se informarem sobre os diversos casos de dificuldades de aprendizagem e suas formas de se trabalhar. A falta de conhecimento gera muitas opiniões e julgamentos errados, vindo a prejudicar ainda mais o aluno que sofre desses transtornos.
Convivendo com tantos pré-adolescentes e adolescentes, já posso dizer que consigo detectar alguns sinais de que algo acontece. A mudança de comportamento, o isolamento repentino e a utilização da biblioteca não como um ponto de partida para leituras e pesquisas mas sim, como escudo de proteção, são alguns desses "pequenos sinais" ao qual me refiro. O universo escolar contém uma vasta gama de perfis e querendo ou não, os profissionais acabam por rotular as crianças e os jovens. O que na minha opinião, passa a ser um grande equívoco pois a situação é muito mais complexa do que se parece. Cada criança, cada jovem, é um universo à parte, que deve ser estudado em particular. A informação sobre todas as formas de dificuldades de aprendizagem estão diretamente ligadas ao comportamento do aluno. Existe aqueles que para disfarçarem suas dificuldades, expressam agressividade, outros através da timidez, outros ainda, demonstram pela atitude desinteressada no aprendizado acadêmico. No entanto, todos têm em comum uma dificuldade não reconhecida logo, não trabalhada que irá a médio e longo prazo, atrasar a aprendizagem de toda uma vida. Por conta disso, resolvi fazer uma pesquisa sobre o que há de melhor na literatura voltada a esse assunto e, a partir de hoje, postarei indicações sobre os diversos tipos de transtornos e dificuldades de aprendizagem. Esses livros, são excelentes fontes de informação tanto para professores e orientadores, como para pais e responsáveis. Escolha o seu e boa leitura!

4 comentários:

Professor Rogério Souza disse...

Roseli, "contra minha vontade" tive de assumir algumas aulas de leitura na escola em que leciono. O que parecia um peso no momento da atribuição, transformou-se num primeiro contato com a turma. Sinto em mim um desejo enorme de fazer com que estes pequenos alunos se tornem leitores competentes, porém eu sei que será um trabalho de longo prazo. Sempre valorizei isso em minhas aulas de Língua Portuguesa, mas a necessidade de estabelecer um programa que contemplasse os diversos assuntos impedia-me de fazer algumas atividades diversificadas como, por exemplo, declamação de poemas. Nesse aspecto, creio que o assunto abordado e seu post fará com que eu consiga fazer melhor o meu trabalho. Grande abraço e bom trabalho.

Roseli Venancio Pedroso disse...

Bauru,
Muito bem vindo a esse espaço. Espero que tenha contribuído para seu aperfeiçoamento como profissional. Sempre que der, postarei algo de interesse da área educacional. Volte sempre e boa sorte com seus alunos.
Abraço

Professor Rogério Souza disse...

Obrigado, Roseli, pode deixar que vou fuçar bastante aqui nas postagens e visitar as indicações que faz na sidebar. Bom fim de semana.

Unknown disse...

Adorei o blog...

Uma dica de leitura:

A Ordem é Amém de John Chelh é um livro que vai conquistar vc ele é incrivel, ele fala sobre um falso pastor que engana milhares de pessoas mais tem ssua vida transformada por Deus....é mto bom!!

Ele esta no site:www.seteseveneditora.com.br