sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval surge esse ano com muitas opções

Carnaval à vista e o país se programa para mil eventos para agradar a todas as "tribos". Para quem gosta de um bom baile carnavalesco, temos à escolher. Para quem prefere apostar numa sessão de cinema, estréias bem legais e, para quem deseja algo mais diferenciado, eis aqui algumas dicas:

Essa sugestão é para quem se encontra no Rio

O Carnaval também tem muita poesia no ar, nas marchinhas que animam a brincadeira das crianças e na alegria dos foliões. A história da folia momesca de Santos será contada durante o evento Realejinho Especial de Carnaval. A atividade acontece neste sábado, dia 13, às 18h, na Realejo Livros Shopping Miramar (Av. Mal. Floriano Peixoto, 44. Lojas 63/65. Santos/SP. Tel.: 13 3877-4962). Já na segunda-feira, dia 15, a brincadeira será com o grupo Sociedade dos Poetas Vivos na Realejo Livros (Av. Marechal Deodoro, 2. Santos/SP. Tel.: 13 3289-4935), em uma tarde de cultura e folia. A partir das 18h os participantes vão conferir textos poéticos de autores como Menotti Del Picchia, Flora Figueiredo, Martins Fontes, Cecília Meireles, Paulo Leminski, Vinicius de Moraes e Francis Hime. Ambos os eventos tem entrada franca.

Por outro lado, para quem gosta de aliar mais de um gosto, como por exemplo: leitura, livros e...carnaval, vejam só isso:

Personagens clássicos da literatura ou fenômenos atuais dividirão o desfile do Salgueiro no primeiro dia do Carnaval carioca. Este ano a escola vai cantar a história do livro – da Bíblia a Harry Potter – e promete levar para a avenida obras como 20 mil léguas submarinas, O pequeno príncipe, Ilíada, Os três mosqueteiros, Dom Quixote, Diário de um mago, A guerra dos mundos, O Guarani, Os Miseráveis e muitos outros. Serão quase quatro mil componentes divididos em 36 alas e sete carros alegóricos cantando o samba Histórias sem fim. A escola começa seu desfile na Sapucaí na madrugada de domingo, por volta da 1h20. Leia o samba-enredo no “Leia mais” ou ouça através do portal do Salgueiro.

E tem mais:

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio (domingo, às 21h) será aberto por um dos maiores personagens da literatura universal de todos os tempos: Dom Quixote de La Mancha, com sua história clássica do cavaleiro sonhador, lembra Galeno Amorim. É assim que a União da Ilha do Governador, escola que está de volta à divisão principal do carnaval carioca, dará o pontapé inicial na maior festa popular do País. Afinal, mais de 400 anos depois de criado, o cavaleiro inventado pelo escritor Miguel de Cervantes está mais vivo do que nunca no imaginário daqueles que cultivam os sonhos.

A Unidos da Tijuca preparou algumas surpresas grandiosas para seu carnaval 2010 (domingo, às 23h10). Seu carro alegórico mais brilhante será A Biblioteca de Alexandria, que trará os segredos da humanidade alimentados pela literatura. Para isso, vai recontar a história da biblioteca famosa que, construída há 2.300 anos no Egito (e destruída por um incêndio que acabou com a “casa dos livros de todos os povos”), continua, até hoje, cercada de mistérios

Nenhum comentário: