quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Leitura sempre

Leitura sempre fez parte de minha vida desde pequena. Umas das lembranças mais antigas que guardo, é de meu pai, um homem simples que estudou até a 3ª série primária e que sempre trabalhou como pedreiro, chegar ao final da tarde em casa e após o banho e o jantar se reunir com a família para ler gibis. Foi através dessa atitude dele que gostava de mostrar as ilustrações para nós crianças, e lendo as histórias, aos poucos, fui me encantando com o mundo dos livros e da leitura. Através dessa pequena introdução que disponibilizo abaixo um texto sobre leitura que li e gostei demais.




Por que ler para os filhos?
Rosemeire Alves Lourenço

"O objetivo de uma escola sempre foi formar cidadãos capazes de ‘ler o mundo’, produzindo discursos orais ou escritos, adequados a diferentes situações..."
Mas ter em casa futuros leitores, implica em ir além dessa concepção. A leitura há muito deixou de ser uma simples prática escolar para transformar-se em um processo desencadeado pela necessidade de "leitura de mundo" o qual deve ser iniciado desde a mais tenra idade, ou seja, no seio da família.
Pesquisas mostram que, até os dois anos de vida, o desenvolvimento do cérebro ocorre num ritmo bem acelerado. Podemos concluir que tudo o que for feito nesse período, como conversar, cantar, demonstrar carinho, ler, entre outras coisas, será crucial para o desenvolvimento saudável da criança.
Ler para os filhos também é importante fonte de prazer pois, ao mesmo tempo que oferecemos algo valioso para as crianças (a nossa presença), lhes brindamos com a possibilidade de "viajar" pelo mundo pelas páginas de um livro. Assim, desde pequenos, associarão leitura a momentos prazerosos, o que funcionará durante os primeiros anos de vida mais ou menos como uma "propaganda para a mente".
Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecer o ambiente em que vivem e a desenvolver atitudes que os influenciarão durante a vida adulta, como confiança, respeito mútuo e compreensão.
Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias etc. do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo que expõem as crianças a sentenças complexas e bem estruturadas, forma positiva de ensiná-las a se expressarem bem, tanto no falar quanto no escrever.
Preparar leitores implica ainda na consideração de alguns pontos essenciais como ler para a criança sem pressioná-la; manter uma atmosfera agradável de cordialidade, descontração e informalidade; saber quando parar de ler, pois cada criança tem seu tempo de concentração; criar expectativas antes de virar a página de um livro com gravuras; dar ênfase à leitura com expressões, gestos, mudança na entonação da voz para dar vida à estória; fazer com que a criança interaja com a leitura; pausar em determinados intervalos perguntando e estimulando a criança a formular respostas bem elaboradas; selecionar livros que transmitam mensagens positivas, estimulantes e que levem à reflexão; procurar sempre locais e momentos calmos.
A atenção a esses lembretes aliada ao bom exemplo dos pais quanto à leitura trarão benefícios vitalícios para todos os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de uma criança.
______________________________________________

Nenhum comentário: