sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Dia Internacional da Biblioteca Escolar - Estou atrasada!



Sei que estou começando somente agora meu blog mas, que esquecimento Meu Deus! Trabalho em uma biblioteca escolar e me esqueci completamente dessa data tão importante! Bom, sempre há tempo para se reparar. E aqui, após uma pesquisa pelo Santo Google, verifiquei que a data foi comemorada e muito lá fora! Palestras sobre temas ligados a biblioteca escolar e sua importância no aprendizado, comemorações...e aqui? Nada registrado. Pelo menos, não encontrei nada que tivesse relevância. Triste realidade a nossa! O país sofre de um problema seríssimo com relação a cultura e a educação é algo que agoniza já há algum tempo e bibliotecas escolares então, nossa é coisa rara nas escolas principalmente as públicas. Algumas escolas particulares já possuem bibliotecas com um acervo rico, salas amplas, atividades voltadas para a aprendizagem das crianças, salas de conto mas infelizmente, os profissionais que administram essas bibliotecas nem sempre estão habilitados para cuidarem delas. Veja bem, não estou aqui generalizando pois sei e conheço muitas bibliotecas escolares que possuem equipes bem treinadas e com profissionais que realmente amam o que fazem. Mas não é desses profissionais que eu falo. Não desmerecendo aquelas professoras que se encontram em licença e que passam a trabalhar numa biblioteca mas, é que a profissional formada em biblioteconomia tem uma visão diferenciada de outras pessoas. Já vi casos de professoras desenvolverem trabalhos belíssimos mas aqui estou expondo aquelas pessoas amargas, de mal com a vida, sem cultura nenhuma e que passam as horas na biblioteca sempre resmungando, ralhando com os alunos, não permitindo que se façam nada, nem mesmo emprestar um livro ou desenvolver uma simples pesquisa escolar. Infelizmente tive algumas experiências com pessoas que achavam que biblioteca escolar tem que ficar vazia, com livros desatualizados e mofando nas prateleiras, e que lugar de aluno é somente na sala de aula. Bom isso foi apenas um pequeno desabafo. Abordarei esse temas mais pra frente pois sempre será um tema inesgotável.
Mas aqui deixo os meus parabéns a todos que labutam diariamente numa biblioteca escolar e também a todos os profissionais que acreditam na força desse espaço educacional e cultural como mais um instrumento valioso na aprendizagem e formação das crianças e dos jovens.

Nenhum comentário: