sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um mês inteirinho para divulgar e celebrar a Biblioteca Escolar


Chegamos mais uma vez ao mês de outubro. E com ele, vem o mês de celebração internacional da Biblioteca Escolar promovido pela IASL (International Association of School Library). Esse ano, a entidade está promovendo o seguinte tema: Biblioteca Escolar: uma chave para o passado, presente e futuro.
Como ando meia largada com o blog e seus assuntos, venho aqui me redimir e prometo que nesse mês postarei sempre algo novo relacionado as bibliotecas escolares. Procurarei novidades que estejam acontecendo pelo mundo mas principalmente, desejo postar coisas acontecendo aqui, em nosso país. Sei o quanto é difícil se planejar e desenvolver algo nas bibliotecas escolares daqui. Até mesmo porque, a grande maioria das escolas ainda não contam com esse serviço. Mas, na medida do possível, irei noticiando coisas boas que estejam acontecendo em terras tupiniquins. Afinal, sei que acontecem!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Até onde vai essa perseguição?

Gentem! Desculpem minha franquesa mas isso já está virando palhaçada! Cadê o bom senso na interpretação do texto? Vamos com cuidado pois isso para mim, já está virando atitude censora e isso não é nada bom para a democracia.

Depois de Caçada de Pedrinho outro livro de Monteiro Lobato, Negrinha, entra na polêmica e virou alvo sobre o uso de livro considerado de cunho racista no Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) ingressou nesta terça-feira na Controladoria Geral da União (CGU) com uma representação para investigar a compra do livro pelo Ministério da Educação (MEC). Para Iara, Negrinha tem conteúdo racista e não poderia ter sido adquirido com recursos públicos. Leia mais

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A atuação do Bibliotecário será tema de palestra

O Diretor de Biblioteca na Biblioteca Pública Municipal Manuel Bandeira, da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, Tiago Rodrigo Marçal Murakami, conduzirá no dia 25/09 a palestra "A atuação do Bibliotecário em Biblioteca Pública". A atividade ocorrerá no Auditório da FAINC (Rua Siqueira Campos, 483, Centro, Santo André, SP), a partir das 19h15. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventosbiblio@fainc.com.br.
Para mais informações, clique aqui.

ONG é proibida de dar livro em viaduto de São Paulo: Mais um descaso com nossa cultura

As vezes penso que quanto mais tentamos avançar, mais patinamos e regredimos alguns passos. A educação em nosso país é algo que envergonha e entristece. Pelo menos aqueles que já tem uma certa conscientização e consegue enxergar o caos em que o país se encontra. Os que governam o país vivem enchendo suas bocas durante as campanhas eleitorais dizendo que Educação e Saúde são prioridades em seus projetos governamentais. No entanto, basta subirem a rampa e eis que as coisas continuam na mesmo. Ou pior. A educação em todo o país passa por grave crise e a nossa ilustre "Presidenta" passeia como se estivesse em férias. Sorrindo, acenando e dizendo aos quatro cantos que seu governo está fazendo o melhor. Enquanto isso, vemos as nossas universidades paradas, sem condições de desenvolver um trabalho de ensino de qualidade, nossos professores cada dia mais desestimulados e muitos, acreditem, passando necessidades com seus minguados salários de professor. Nossos alunos passam de ano sem aprenderem nada. Chegam as faculdades semi-analfabetos e seguem em frente se formando profissionais medíocres. E agora, quando a área da biblioteconomia luta incansavelmente por melhores reconhecimento e respeito tentando mostrar o quanto a leitura e as bibliotecas são fundamentais para a formação do cidadão, eis que surge essa pérola de atuação que nos remete a tempos passados.

"A organização não-governamental (ONG) Educa São Paulo havia programado para a manhã de ontem, segunda-feira, a distribuição de cerca de 8 mil livros, entre obras de literatura brasileira, livros infantis e gibis, no Viaduto do Chá, região central. A intenção era, além de incentivar a leitura, protestar contra o abandono das bibliotecas da cidade, que, segundo o presidente da ONG, Devanir Amâncio, "têm livros, mas não têm leitores."
Leia mais

terça-feira, 11 de setembro de 2012

“Se o professor não é leitor, não consegue transmitir o prazer pela leitura”

(Getty Images retirado do Google Imagem)


Já falei anteriormente sobre as falhas da leitura em nosso meio. Principalmente sobre o professor leitor. Não podemos correr o risco de generalizar pois temos ótimos professores leitores. No entanto, é do saber de todos que a grande maioria não lê nada. Daí, como influenciar nossos alunos e formar leitores? Como fazer isso sem dar o devido exemplo? Saiu uma matéria ótima sobre a pesquisa da socióloga Zoara Failla. Leia mais






terça-feira, 4 de setembro de 2012

Conhecendo um pouco uma biblioteca modelo

Pessoal, uma palestra imperdível a todos que trabalham em bibliotecas e também para aqueles que se interessam por cultura, educação e leitura. Vale a pena assistir.

Abrigada em um edifício do ano de 1515, a biblioteca pública da pequena cidade de Biberach é uma campeã de prêmios e tornou-se um modelo em toda a Alemanha pela excelência de seus serviços.
Recebeu o prestigioso prêmio "Biblioteca do Ano" em 2009 e há 8 anos, a biblioteca está continuamente em primeiro lugar no ranking de bibliotecas da Alemanha, na comparação com cidades de 30.000 a 50.000 habitantes.
O que faz uma biblioteca ser tão bem sucedida? Qualidade e inovação, tecnologia de ponta, marketing, sustentabilidade e parcerias internacionais são alguns dos fatores que Frank Raumel, diretor da Biblioteca, nos descreve para se alcançar a excelência e o reconhecimento geral.

Palestra

11 de setembro de 2012 – 3ª feira - das 19:00 às 21:00
Auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Português - Tradução simultânea do alemão
Entrada livre
Inscrição com Ana/Bethe 11 - 3296 7051
biblioteca@saopaulo.goethe.org