quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial de Luta contra a Aids

Em vários países hoje está ocorrendo diversas manifestações na luta contra a Aids. A educação e a informação séria ainda é a melhor arma contra a propagação dessa doença. Daí a importância das escolas não deixarem passar em branco esse tema junto aos alunos. E falando em informação, olha só o que as Nações Unidas no Brasil está lançando:

Como forma de marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, as Nações Unidas no Brasil lançam uma série especial de publicações. O material será divulgado durante a solenidade de 1º de dezembro, em Brasília, na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pelo UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids).

O material a ser lançado inclui:

- A publicação “Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas e na Bahia: Unindo esforços rumo ao Acesso Universal”, que apresenta a experiência de trabalho conjunto e múlti-setorial em uma associação entre Nações Unidas, governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil na resposta à epidemia nesses dois Estados;

- A publicação “A ONU e a Resposta à Aids no Brasil”, um resumo das ações das agências da ONU em apoio à resposta à epidemia de HIV no país, com destaque para as ações desenvolvidas em conjunto;

- A publicação “A Epidemia de HIV em Países de Língua Portuguesa”, em sua segunda edição, este documento apresenta um retrato atualizado sobre a epidemia nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Este documento foi elaborado pelo escritório do UNAIDS no Brasil em parceria com o Secretariado Executivo da CPLP, a partir de informações enviadas pelos países;

- O DVD “Coletânea Nações Unidas sobre HIV/Aids 2010”, que inclui mais de 300 arquivos com publicações, materiais, vídeos, campanhas sobre HIV/aids, direitos humanos, igualdade de gênero, orientação sexual, combate ao estigma e à discriminação, prevenção nas escolas, drogas, entre outros, produzidos pelas agências da ONU.

As publicações estarão disponíveis no site da ONU no Brasil: www.onu-brasil.org.br e também poderão ser solicitadas via e-mail:unaidsbrazil@unaids.org.

2 comentários:

Ana Luiza Chaves disse...

Olá Roseli!

Estive ausente por uns dias, mas estou de volta e me deparo com sua importante postagem sobre a aids. É papel de todos esclarecer acerca dessa doença, cabe às bibliotecas manter e disponibiliar o material e aos professores e bibliotecários a pedagogia da informação. Valeu pela chamada!

bjs.

clique documental disse...

Ei Roseli esta luta não pode acabar nunca! Eita!

Aqui aproveito a oportunidade para desejar a vc um feliz natal querida!
Muita paz!!!

bjinhos