quinta-feira, 22 de julho de 2010

São Paulo ganha mais um espaço dedicado a cultura e a leitura

(Foto de Mario Rodrigues)
Retornando de alguns dias fora, já louquinha para voltar a minha rotina (paulistano costuma ser workaholic não é mesmo?) e vamos as boas notícias da área biblioteconômica:
A biblioteca circulante da Mário de Andrade reabre após um período em reforma.
Foi reinaugurada ontem e já está aberta a todos os visitantes e usuários. Com um acervo com cerca de 42 000 exemplares, cercva de 36000 t6ítulos poderão ser levados emprestados. Em média, 7000 livros novos e uma variedade de vai de James Joyce aos títulos vampirescos tão em volga como a série de Stephenie Meyer Crepúsculo. Num momento tão importante como a retomada de consciência da importância da leitura e das bibliotecas (e aqui entram tanto as bibliotecas públicas quanto as escolares), São Paulo estava carente de uma biblioteca desse porte. É mais que bem vinda essa reinauguração e que possamos continuar a prestigiar e propagar a ideia não só de leitura mas, a utilização massiva e consciente das bibliotecas. Precisamos adquirir esse hábito e fazê-lo parte de nossa rotina diária. Leia mais
Com a reinauguração segue também uma programação que vale a pena conhecer:

PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE - CIRCULANTE

21 a 31 de julho de 2010


    · 21 julho de 2010 (quarta-feira)

Reabertura da Circulante - Biblioteca Mário de Andrade

11h00 - Abertura a convidados

12h30 - Abertura ao público

18h00 - Palestra com Osvaldo da Cuíca e André Domingues, autores do livro Batuqueiros da Paulicéia.

    · 22 julho de 2010 (quinta-feira)

18h30 - Memória do Samba em São Paulo

Oficina com o crítico musical André Domingues a respeito da história fonográfica do samba de São Paulo. Serão apresentadas e comentadas gravações entre o final da década de 1920 e do início da década de 1960.

    · 24 julho de 2010 (sábado)

15h00 - Cenografia e literatura da área

com Cyro Del Nero - artista plástico, cenógrafo de teatro e televisão, diretor de arte e cinema e professor titular de Cenografia e Indumentária Teatral do Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP.

    · 27 julho de 2010 (terça-feira)

18h30 - A mulher e a biblioteca

com Anna Verônica Mautner - psicanalista formada em Ciências Sociais pela USP, com pós-graduação em Psicologia Social na mesma instituição. Participa como membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Além de textos para jornais e revistas, escreveu os livros Cotidiano nas Entrelinhas e Crônicas científicas.

    · 28 julho de 2010 (quarta-feira)

18h30 - Leitura dramática - Uma noite em cinco atos

com Alberto Martins, escritor e artísta plástico - o autor apresentará uma leitura dramática de um ato da peça Uma noite em cinco atos, que tem como personagens os poetas Álvares de Azevedo, José Paulo Paes e Mário de Andrade; em seguida, conversará com o público a respeito da obra. Dentre os livros de sua autoria, destacam-se: Poemas (Duas Cidades, 1990); Goeldi: história de horizonte (MAC-USP/Paulinas, 1995), prêmio Jabuti; A floresta e o estrangeiro (Companhia das Letrinhas, 2000); Cais (Editora 34, 2002); a novela História dos ossos (Editora 34, 2005); A história de Biruta (Companhia das Letrinhas, 2008) e Uma noite em cinco atos (Editora 34, 2009). Em agosto de 2010, será lançado o livro de poemas Em trânsito (Companhia das Letras, 2010).

    · 29 julho 2010 (quinta-feira)

18h30 - Literatura de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa

com Walnice Nogueira Galvão, professora titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Dentre outros, dedica-se ao estudo da obra de Guimarães Rosa e de Euclides da Cunha e à crítica da literatura e da cultura, com vários livros, artigos e ensaios publicados nessas áreas.

    · 31 julho 2010 (sábado)

15h00 - Sarau - Textos de Mário de Andrade

A Biblioteca circulante Mario de Andrade fica na Rua da Consolação, 94
Fone: (11) 3256-5270

3 comentários:

Ana Luiza Chaves disse...

Legal Roseli! É ums senhora biblioteca! Daqui fiquei sabendo mais essa. Feliz retorno!
Bjs.

Encadernadora Santhunder disse...

Ola, vim aqui para convidar-lhe à participar do sorteio que está acontecendo no nosso Blog. O blog é da Encadernadora Santhunder e para presentear os blogueiros e seguidores e incentivar a leitura, criamos a promoção onde estaremos sorteando um livro por mês. Conto com sua inscrição e sugestões! Abraços.

Roseli Venancio Pedroso disse...

Obrigada Ana!
Bjs