quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A biblioteca se anima mais uma vez

E retornamos mais uma vez a um ano letivo nas escolas e, confesso a vocês, que já estava saudosa da bagunça e do barulho dos alunos. Nossa! Como a escola fica triste sem a presença dos alunos. A biblioteca então, parece uma casa mal assombrada. Silêncio absoluto! Assim também não dá. Sei que há muitas bibliotecárias(os) que são a favor da biblioteca mergulhada num total silêncio mas eu gosto é de movimento. E sabem por quê? Explico: Para mim, o mais importante dentro de uma biblioteca não são os livros. Calma! Espere eu completar minha linha de pensamento. É claro que os livros são fundamentais dentro de uma biblioteca. No entanto, tenho cá comigo, que uma biblioteca digamos...como a Library Congress ou a nossa Biblioteca Nacional repletas de livros de todas as épocas e contendo todos os estilos literários, se ficarem às moscas, sem ninguém demonstrar interesse neles, ficam apodrecendo nas estantes e todo o seu conteúdo, seus ensinamentos de nada servirão. O que move uma biblioteca e zilhões de livros são as pessoas que adentram uma biblioteca em busca de informação, conhecimento, curiosidade ou, simplesmente por puro amor à leitura. Eu mesma, adoro percorrer os corredores, passear os olhos pelas estantes e conhecer os títulos que ali habitam. Já tenho vários livros mais ou menos escolhidos para futuras leituras. E a gente sempre sai desses corredores enriquecidos. A biblioteca nessa semana que mal começou, já está com outro ar tendo a presença dos alunos por aqui. Vão chegando, olhando, se inteirando das mudanças físicas que ocorreram durante suas férias e vejo em seus olhos o brilho da aprovação. Outro dia, uma aluna me confidenciou:
-Tia, a biblioteca está a cada ano mais bonita. Dá gosto ficar aqui. Além de bonita, são tantos livros novos e legais!
Fala a verdade. Não é bom ouvir isso deles? Ah! Não tem jeito não. Eu amo esse espaço e esses jovens. Porisso deixo aqui minha saudação de Boas Vindas!!!

Nenhum comentário: