quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Internetês nas redações escolares

Para quem convive com os adolescentes, como eu, numa escola, isso é a coisa mais comum de se ver. Aqui na biblioteca, sempre que o aluno me mostra seu trabalho, sua redação, procuro orientar para essa questão:
O hábito dos adolescentes de fazer abreviações na comunicação pela internet também preocupa as escolas. O professor de português do colégio Santo Américo (zona oeste de São Paulo), José Ruy Lozano, conta que, vez ou outra, encontra um "naum" (abreviação de "não") ou um "eh" (é) em trabalhos escolares. "Esse tipo de expressão faz sentido nas conversas instantâneas, onde eles [os alunos] se comunicam com muitos amigos ao mesmo tempo e têm que ser rápidos. Mas, na escrita formal, não. É um contexto diferente", afirma. As abreviações, entretanto, estão menos frequentes nos textos do Santo Américo, depois que o colégio decidiu intensificar a quantidade de redações pedidas aos alunos. "A prática da escrita ajudou a reduzir isso."

3 comentários:

Unknown disse...

Oi, Roseli!

Além da prática do texto escrito, as aulas de língua devem incluir um bom debate sobre as variações linguísticas!
Assim, @s alun@s percebem o quanto é importante a adequação da linguagem!

Abraços!

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Suely!
Acho que tudo é válido, O importante é o professor estar antenado com tudo e trabalhar os temas com os alunos, ampliando assim, a condição de análise crítica desses jovens. Obrigada pela visita e volte sempre!
Bjs

Unknown disse...

Dileta Roseli:
Muitíssimo feliz por ter encontrado teu blog. Como não encontrei um link para acompanhar, resolvi escrever ocupando o espaço para comentário deste post "Internetês" - que achei maravilhoso.
Estou realizando este primeiro contato, primeiro para parabeniza-la pelo blog e principalmente pelos textos, que já desgustei de alguns, como também convida-la para uma visita pelo meu Blog Retalhos do Modernismo - e depois, podermos, se for do teu interesse, mantermos contatos para podermos trocar idéias e crescer cada vez mais.
Um grande abraço e:

"ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ"

Luiz de Almeida & Blog Retalhos do Modernismo : http://literalmeida.blogspot.com

e-mail: literalmeida@uol.com.br ou literalmeida@gmail.com