terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SONHOS
(William Shakespeare)

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas,
mas somente as de verão.
Mas no fundo isso não tem importãncia.
O que interessa mesmo
não são as noites em sí,
são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares,
em todas as épocas do ano,
dormindo ou acordado.

É com esse poema belíssimo que oferto a todos que passam por aqui um 2010 com muitos sonhos a se concretizar. Sonhos de uma vida melhor, sonhos de encontrar o grande amor, sonhos de fortalecer as velhas amizades e de conquistas outras novas, sonhos de sanar a dor alheia, sonhos de colocar um ponto final nas guerras e diferenças sociais. Sonhos de um planeta melhor!
FELIZ 2010!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Doe um livro no Natal

Olha que ideia boa!

A agitação começou no Twitter, ganhou a “websfera” e de lá, as ruas das cidades. A campanha “Doe um livro no Natal” surgiu entre twittadas da galera que curte cultura, especialmente literatura. Do “simples” objetivo de conscientização e motivação à doação de livros, o e-papo evoluiu para um projeto com vários apoios e diversos pontos de coleta em muitas cidades. A rede de drogarias Droga Raia encampou a ideia e disponibilizou em suas lojas pontos de entrega de livros. Agora, na reta final, o projeto recebe “uma mãozinha” de peso, da Livraria Cultura, por meio de uma campanha assinada pela agência FisherAmérica (que também apóia o projeto). Ao comprar um livro em uma das lojas paulistanas da Cultura, ou nas lojas de Campinas e Porto Alegre – que são as cidades onde a Droga Raia tem lojas – o cliente recebe um cartão postal como o da imagem ao lado, que tem a foto de uma criança e um texto escrito a mão por ela mesma, pedindo que depois de ler aquele livro, o leitor o doe para ela. Não precisa muito pra fazer muito pelo livro e pela leitura. Participe!

(Notícia retirada do Publishnews, 18/12/09)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bibliotecas remodeladas

Enquanto uns destroem, outros se preocupam em melhorar o acervo e os espaços destinados às bibliotecas. Vamos torcer para que essa iniciativa não "morra na praia" como tantos outros bons projetos.
(Notícia retirada do Publishnews, 15/12/09)
O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, modernizará 100 bibliotecas públicas em municípios com até 20 mil habitantes. O investimento do MinC é de R$ 3,285 milhões. As prefeituras interessadas em participar do edital nacional devem enviar propostas até 25 de janeiro de 2010 para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional (Rua da Imprensa, 16, Sala 1.102 - Palácio Gustavo Capanema – Centro - CEP 22030-120. Rio de Janeiro/RJ). O edital está disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura, no link Editais e Premiações, e do Programa Mais Cultura. Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à internet banda larga. Leia mais

Queima de livros: belo exemplo que uma escola dá

Enquanto tantas pessoas se mobilizam para desenvolver o hábito da leitura nas crianças e nos adolescentes, outras que ainda se encontram em "estado bruto" desconhecendo por completo o poder e o valor de um livro. Vejam essa notícia:

Uma escola estadual de Bauru, em São Paulo, jogou livros no lixo e colocou fogo, incluindo alguns clássicos. A ação foi descoberta pelo fotógrafo João Roberto Alcará, na semana passada diante da Escola Estadual Ernesto Monte. Ele ficou indignado ao flagrar livros antigos no lixo e queimados do lado de fora da escola. Segundo ele, dezenas de títulos estavam sendo colocados em sacos de lixo e jogados em uma caçamba. “Eu estava passando pelo local entre 11h e meio-dia e vi uma movimentação estranha de pessoas saindo (por um dos portões) da escola carregando pilhas de livros. Uma grande quantidade deles foi deixada na calçada, e muitos outros foram jogados dentro de uma caçamba. Vários deles foram queimados”, contou Alcará ao Jornal da Cidade de Bauru. A escola não explicou o motivo de os livros terem sido jogados fora. Leia mais

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Livros, livros e mais livros!


Excelente dica no blog da nossa colega Fátima Franco do blog Leitura e Escrita na Escola e não poderia deixar passar batido aqui, no Bibliotequices & Afins. Dica boa não só para orientar as pessoas na compra de presentes, como durante o ano todo os professores desenvolverem projetos de leituras utilizando esse site como uma ferramenta entre tantas para analisar livros adotados.

O Portal Educar para Aprender trás uma seleção de livros separados por faixa etária que facilita a escolha do melhor para cada série. Uma verdadeira "mão na roda" para professores e bibliotecários escolar.

"Escolas deveriam ter biblioteca na grade curricular"

Na boa, disso eu já sei faz é tempo! Mas, de qualquer maneira, me alegro ao ver que pouco a pouco, pessoas de expressão em nosso país tomam consciência da importância da biblioteca numa escola. Basta agora, essas mesmas pessoas aliadas aos profissionais de bibliotecas se empenharem em levar ao resto da sociedade essa mesma constatação.
(Notícia retirada do Publishnews, 10/12/09)
No comando de duas das mais importantes instituições do mundo do livro no Brasil – o Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e o Instituto Pró-Livro –, a editora Sônia Jardim vê inúmeros avanços na questão do livro e da leitura nesta década no País. Do lado do governo, cita a criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e a maior articulação entre os ministérios da Cultura e Educação, além da desoneração fiscal. Dos editores, lembra do apoio às políticas públicas, da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e dos esforços para baratear o preço dos livros, como o lançamento das coleções de livros de bolso. “Entretanto, ainda não foi suficiente”, adverte ela. E cita como exemplo o grande número de alunos que saem da escola sem ter adquirido o prazer ou o hábito de ler. “Na minha opinião, a escola deveria ter uma hora de biblioteca na grade curricular, como um momento de prazer num ambiente agradável”, completa. Confira a entrevista completa concedida por Sônia à Agência Brasil que Lê. (Agência Brasil Que Lê).

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta contra a Aids


Hoje é o dia da Campanha Mundial de Luta contra a Aids. A campanha deste ano aborda o preconceito contra soropositivos e o que podemos fazer para superá-los.
Sem dúvida, o preconceito é o maior desafio de quem é portador do vírus. E isso mata mais do que as doenças que acometem essas pessoas. A conscientização de toda a população, a informação levada de forma correta, a humanização afinal, todos temos a obrigação de se colocar no lugar dos doentes e se sensibilizar o quanto é difícil viver dessa forma. Contando com a compreensão, o entendimento, o respeito e o carinho de parentes e amigos, sem dúvida que o fardo dos portadores se torna mais leve. Várias campanhas pelo mundo todo estão sendo vinculadas nas mídias e vale a pena fazermos nossa parte. Desenvolver campanhas de esclarecimento nas escolas junto aos jovens que hoje, são número considerável nas estatísticas e serve como alerta para pais, professores e comunidade para campanhas nas escolas informando esses jovens da importância da prevenção e cuidados necessários para nãos e contaminarem. Infelizmente, na sua grande maioria , as escolas ignoram seu papel e torna-se um tabu falar sobre esse assunto. Mas assim como em outros casos, vale a informação bem dada através de profissionais da área de saúde, distribuição de folhetos explicativos mas, acima de tudo, a boa conversa informal levando orientações precisas sobre a doença.
Atualmente vive-se razoavelmente bem sendo portador do vírus HIV, no entanto, se podemos evitá-lo, nossa qualidade de vida será bem melhor. Por conta dessa sobrevida , muitos jovens e adultos da terceira idade, que também tem um índice relevante nessas pesquisas, deixam de lado as precauções e passam a correr sérios riscos de contaminação. Mais uma vez se faz presente a necessidade das mídias utilizarem o espaço para informar e orientar as pessoas de todas as classes sociais. Seja em escolas, centros culturais, bibliotecas, nos próprios out-doors espalhados pela cidade, nos metrôs e ônibus. São diversas formas de se levar tais informações a todos. No entanto, assim como a própria campanha desse ano diz, se não tratarmos antes do preconceito, todos os demais esforços de combate à doença será em vão. Existe não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo, esse vírus que é muito mais letal que o próprio HIV: o preconceito. E isso, é algo que requer muito mais empenho e boa vontade de toda a sociedade para que venhamos a ser mais tolerantes com quem necessita.
Sites interessantes sobre o assunto e que vale a pena conhecer:


Mais um presentinho para o Bibliotequices e Afins

Recebi esse selinho da Lú, do blog CI Informando e fiquei muito contente. Lú querida, demoro um pouquinho para postar os selinhos que ganho, mas aqui está e mais uma vez obrigada pelo carinho e reconhecimento de meu trabalho. Adoro suas visitas viu?

"Esse selo representa os blogs que além da assiduidade das postagens e do esmero com que são feitos, provoca-nos a necessidade de refletir, questionar, aprender e sobretudo que instigam almas e mentes à procura de conhecimento e sabedoria".

Nossa Lú, fiquei lisonjeada com esse selo. Se meu blog está passando essa imagem a quem o lê, posso me considerar satisfeita pois procuro dar o melhor de mim e procuro sempre ter seriedade naquilo que faço. Valeu mesmo!!!!

Repasso para os seguintes blogs:



Biblioteca escolar em foco

Bloguetando

O PC e a criança

Elder Lopes Barboza: Bibliotecário

Ufa! Bloguei!

Escola da Família Walter Negrelli

Gisele Pecchio


Cabinoteca - já conhece?


A criatividade anda solta nas terras britânicas. Vejam só:

(Notícia retirada do PublishNews, 29/11/09)

As cabines telefônicas inglesas (aquelas vermelhinhas) talvez sejam as mais conhecidas do mundo. Uma delas foi comprada pelos moradores da pequena vila de Westbury-sub-Mendip em Somerset, por uma libra, e transformada em biblioteca. A cabine guarda 100 livros e o empréstimo funciona na base da troca: deixa um que já leu e pega um que ainda não leu. A “cabinoteca” está lotada.