quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Robôs comandarão British Library

Ao me deparar com essa notícia hoje, fiquei a pensar com meus botões: Está vendo? Nossa área está por um triz! Logo, logo, seremos apenas uma mera alusão dentro de uma enciclopédia das coisas extintas. Mas depois pensei melhor e vi que não há por que se preocupar. Não existe nada nesse mundo que não nos adaptemos. Somos por excelência, seres bem adaptáveis, logo, bibliotecários de todo o mundo com certeza encontrarão meios de se moldar à nova realidade que se apresenta. Segue a notícia de que falei:
Bibliotecários da British Library substituídos por robôs
A Biblioteca Nacional do Reino Unido vai reinstalar parte do seu acervo num novo prédio, onde a responsabilidade pelo armazenamento de 7 milhões de itens passará de um bibliotecário para uma grua - aparelho para levantar pesos, como um guindaste - robotizada.
O centro climatizado de 30 milhões de libras na cidade de Boston Spa, no norte de Inglaterra, irá abrigar o equivalente a 262 quilómetros de estantes, num tipo de armazenamento de alta densidade que normalmente é usado mais por retalhistas do que por bibliotecas.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

4ª edição do Natal com Letras

Belíssimo projeto a se realizar nesse final de ano. Para quem estiver no Rio e puder comparecer, leve suas crianças que será um presentão!

(Notícia retirada doPublishNews - 24/11/2009)
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ realiza a partir de hoje, dia 24, seguindo até a quinta-feira, dia 26, a 4ª edição do Natal com Letras na Biblioteca Nacional. A proposta é deixar um pouco de lado o clima comercial do festejo de final de ano e fazer com que as crianças mergulhem em um ambiente literário. O evento tem entrada franca e acontece das 9h às 17h no Espaço Eliseu Visconti (Rua México, s/n°, Centro. Rio de Janeiro/RJ). Para os visitantes, crianças, jovens e adultos, foram montadas bibliotecas diferenciadas com mais de 2 mil títulos, com a intenção de valorizar as obras de qualidade, a divulgação da produção brasileira e a promoção da biblioteca como espaço público de leitura. A programação voltada para os pequenos leitores contempla encontros com escritores e ilustradores, além de leituras de histórias. Escolas e instituições interessadas podem agendar a visita de seus grupos com Rachel, pelo e-mail http://mail.uol.com.br/compose?to=visitacaoescolar@fnlij.org.br ou pelo telefone 21 2262-9130.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Uma ideia boa de se abraçar

Com milhares de livros na mão e uma ideia na cabeça, a paulistana Duda Porto de Souza decidiu buscar apoio para realizar o sonho de construir uma biblioteca infantil multilíngue. Embora tenha imensa dificuldade para ler por sofrer de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), a jovem de 25 anos já escreveu três livros infantis e não mede esforços para arrecadar obras para a biblioteca. De boca em boca, ou melhor, de e-mail em e-mail, o projeto chegou ao Centro Universitário Belas Artes, que abraçou a causa de imediato.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Apresentando a Biblioteca escolar

Excelente iniciativa do CRB em mostrar a Biblioteca Escolar através de uma exposição. É uma forma de levar a toda sociedade brasileira o que ela faz, sua importância dentro de uma instituição de ensino e do quanto a biblioteca bem equipada,com um acervo atualizado e uma equipe homogênea comandada por um (a) profissional de biblioteconomia pode auxiliar e colaborar com a aprendizagem e o ensino. Uma escola sem biblioteca, é como um corpo sem coração e cérebro. Faltando conhecimento e o acesso a ele, e faltando calor e atenção, qualquer escola fica "aleijada" sem esse espaço tão significativo. Afinal, uma biblioteca escolar não é somente um repositório do saber mas sim, um espaço alegre, vivo onde as pessoas se encontram, interagem e trocam informações e reforçam as amizades. Nesse exato momento, olho sob a tela de meu computador e observo as mesas da bibliotecas ocupadas por jovens do ensino médio que estudam, debatem, conversam, tornando o espaço cheio de vida e alegria. Os livros são importantes? Sem dúvida. Mas somente as pessoas que frequentam uma biblioteca é que dão vida ao ambiente e aos livros que, enquanto aguardam nas prateleiras sua vez de serem manuseados, ficam temporáriamente inanimados, sem vida. E a diferença que uma biblioteca faz na vida de uma criança e de um jovem, sem dúvida é grande se comparado com aqueles que nunca entraram em uma biblioteca, nem mesmo para conhecer. Sei que para muitos, pode até parecer que estou sendo tendenciosa em defender tanto esse espaço mas, vamos ser sinceros: Como não elevar um ambiente que convivo há tantos anos e que devido a essa experiência, tenho a plena certeza que é algo benéfico para o estudante, professores e todos que a frequentam? Parabéns mais uma vez a essa iniciativa que o CRB e todos os orgãos ligados a bibliotecas estão fazendo para que mude de vez essa imagem tão negativa da biblioteca escolar. Vamos reforçar esse apoio? Contos com vocês!



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Qual o futuro do livro? Quer saber?

E falando em leitura, nos remetemos aos livros. E sobre eles, acontecerá um evento bastante interessante no Rio de Janeiro:
(Notícia retirada do Publishnews, 11/11/09)


Nos corredores editoriais o zum-zum varia de empolgação a desinteresse, de previsões animadoras a apocalípticas. Fora do Brasil, e-Books e e-Readers já são realidades que alteraram os processos contratuais, produtivos e comerciais do mercado editorial. Em solo tupiniquim, só agora o povo do livro começou a dar maior atenção ao assunto – com boas exceções, como sempre. E o Kindle chegou por aqui também. Com curadoria e produção da jornalista e produtora cultural Valéria Martins e da escritora e professora Suzana Vargas, diretora da Estação das Letras, e com patrocínio da Oi, rola no Rio de Janeiro no Oi Futuro em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54. Tel.: 21 3201-3010) nos dias 16, 18 e 19/11 o seminário Livro@Futuro.com. A proposta do evento é discutir o futuro do livro como produto e objeto de consumo frente à revolução provocada pelos leitores digitais, com a participação de profissionais de todos os segmentos do mercado editorial e representantes da criação literária nacional. Divididos em três mesas, os debatedores serão a professora Heloísa Buarque de Hollanda, Murilo Marinho, o economista Fábio Sá Earp, Rui Campos, da Livraria da Travessa, a agente literária Lucia Riff, o editor Carlo Carrenho, um entusiasta do ebook, o artista e poeta Michel Melamed, o crítico literário Ítalo Moriconi e a escritora Ana Paula Maia. Todos os dias à tarde, haverá workshops com atividades de criação literária na internet. Confira aqui no PublishNews a programação completa do seminário.

Leitura: uso terapêutico

Vários projetos de leitura continua acontecendo por toda parte. Isso é muito bom pois observamos que a sociedade num todo começa aos poucos a se conscientizar da importãncia da leitura em todos os níveis, em todas as camadas sociais e em todos os lugares. Prova disso é o belíssimo projeto desenvolvido por esse grupo:
(Notícia retirada do Publisnews, 12/11/09)
Diariamente, desde 2001, carrinhos coloridos cheios de livros percorrem os corredores do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), na Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ). Junto com os livros, vão almofadas, tapetes e objetos lúdicos para recriar no ambiente hospitalar uma nova casa para crianças internadas. É o projeto Biblioteca Viva em Hospitais. São milhares de beneficiados, entre quem ouve e quem conta as histórias. Afinal, os mediadores de leitura, formados pelo hospital, entre funcionários e voluntários, se dizem recompensados diante do rostinho reluzente de alegria ao final de cada livro. "Algumas vezes fui surpreendida por pais, mães e avós tão envolvidos em minha leitura que, ao término, diziam: Agora conta aquela ali, tia", relata Milena Baltar Nicolay, aluna da Faculdade de Letras/UFRJ. Leia mais

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Evento imperdível!

Olha aí: Para quem se encontra no Rio de Janeiro ou tem a facilidade de se deslocar para lá, uma ótima oportunidade de participar dessa palestra sobre biblioteca:

Em defesa da Biblioteca já!

Nos dias 13 e 14 de novembro, os IRCs do Rio de Janeiro e São Paulo irão promover a palestra "Em Defesa das Bibliotecas Já", relacionada com a área de Ciência da Informação. Uma expert americana, Camila Alire, presidente da Associação dos Bibliotecários Americanos (ALA), virá ao Brasil para falar sobre este assunto.

Confira os locais abaixo:
Rio de Janeiro:
Data: 13/11/2009
Horário: 14h às 16h
Local: Casa Rui Barbosa
Endereço: Rua São Clemente, 134
Inscrições gratúitas via e-mail / Fax: ircrio@state.gov / (21) 3823-2124

São Paulo:
Data: 14/11/2009
Horário: 9h às 16h
Local: TUCA - Teatro da Universidade Católica
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
Inscrições gratuítas: http://www.acquaviva.com.br/sisconev/index.asp?Codigo=22

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A meta dessa iniciativa é arrecadar 500 mil obras

Entre inúmeras maneiras de se divulgar a leitura e formar novos leitores, essa iniciativa é bem legal e criativa. E temo aval de um dos maiores escritores brasileiros da atualidade: Luís Fernando Veríssimo. Olha que legal, a começar pela carinha do site:
(Notícia retirada do PublishNews, 06/11/09)
O livro inédito de Luís Fernando Veríssimo, Os espiões, está trancado a cinco chaves, mas os leitores poderão lê-lo se fizerem uma boa ação: doarem uma obra para o Banco de Livros. Em sua segunda edição, a iniciativa, realizada no Rio Grande do Sul, tem como meta arrecadar 500 mil livros, que serão enviados a penitenciárias, escolas comunitárias, favelas, hospitais, asilos e creches. Até o final desta quarta-feira, dia 4, cerca de 90 mil obras já haviam sido entregues nos 1.500 postos de coleta da campanha. Neste ano, a doação pode ser feita também nas agências dos Correios, localizadas em todos os municípios gaúchos. Quem tiver interesse em se desfazer de grande quantidade de obras pode entrar em contato pelos telefones 0800 54 16 000 ou 51 3026-8020. Uma equipe irá buscar o material. Somente na Feira do Livro, são 11 pontos de doação, localizados nos estandes dos principais veículos de comunicação, nos balcões de informação e no estande da Fiat. Além destes, há caixas de coleta nas agências dos Correios, farmácias Panvel, lojas Colombo, Safe Park, Supermercados Zaffari e concessionárias Chevrolet. Maiores informações pelo site

Site disponibiliza poesia em várias línguas

Para você professor de literatura ou mesmo você que simplesmente curte uma boa poesia, esse site é bem interessante e vale a pena conhecer:
(Notícia retirada do Deutsche Welle, 30/10/09)
Através de parcerias em 41 países, o site Lyrikline oferece ao usuário 5.550 poemas em diversas línguas, além de áudios a serem baixados da internet no idioma original. Christiane Lange, da Literaturwerkstatt (oficina de literatura) de Berlim, está convencida de que poesia é também sonoridade. "Ou seja, não basta ler um poema. Este tem um ritmo, uma respiração. Ao se ouvir uma poesia, principalmente quando lida pelo próprio poeta, a obra ganha uma presença física", analisa Lange. Por isso, no site www.lyrikline.org não se pode apenas ler poemas impressos, mas também ouvi-los em arquivos de áudio. Nos dez anos de existência do site, foram publicados mais de 5.500 poemas. "Começamos com 16 poetas alemães. Aí o projeto foi crescendo cada vez mais. Hoje, temos parceiros em 41 países", diz Lange.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Devagar quase parando. Mas ainda não parei.

Cansada...cansaço...canseira...tô um prego!!!...tô pregada!!!... Enfim, não estou com cabeça, nem com criatividade para escrever ultimamente portanto...tenham paciência e não me abandonem.
Em breve voltarei.