segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Apresentando a Biblioteca escolar

Excelente iniciativa do CRB em mostrar a Biblioteca Escolar através de uma exposição. É uma forma de levar a toda sociedade brasileira o que ela faz, sua importância dentro de uma instituição de ensino e do quanto a biblioteca bem equipada,com um acervo atualizado e uma equipe homogênea comandada por um (a) profissional de biblioteconomia pode auxiliar e colaborar com a aprendizagem e o ensino. Uma escola sem biblioteca, é como um corpo sem coração e cérebro. Faltando conhecimento e o acesso a ele, e faltando calor e atenção, qualquer escola fica "aleijada" sem esse espaço tão significativo. Afinal, uma biblioteca escolar não é somente um repositório do saber mas sim, um espaço alegre, vivo onde as pessoas se encontram, interagem e trocam informações e reforçam as amizades. Nesse exato momento, olho sob a tela de meu computador e observo as mesas da bibliotecas ocupadas por jovens do ensino médio que estudam, debatem, conversam, tornando o espaço cheio de vida e alegria. Os livros são importantes? Sem dúvida. Mas somente as pessoas que frequentam uma biblioteca é que dão vida ao ambiente e aos livros que, enquanto aguardam nas prateleiras sua vez de serem manuseados, ficam temporáriamente inanimados, sem vida. E a diferença que uma biblioteca faz na vida de uma criança e de um jovem, sem dúvida é grande se comparado com aqueles que nunca entraram em uma biblioteca, nem mesmo para conhecer. Sei que para muitos, pode até parecer que estou sendo tendenciosa em defender tanto esse espaço mas, vamos ser sinceros: Como não elevar um ambiente que convivo há tantos anos e que devido a essa experiência, tenho a plena certeza que é algo benéfico para o estudante, professores e todos que a frequentam? Parabéns mais uma vez a essa iniciativa que o CRB e todos os orgãos ligados a bibliotecas estão fazendo para que mude de vez essa imagem tão negativa da biblioteca escolar. Vamos reforçar esse apoio? Contos com vocês!



7 comentários:

Laura bibliotecaria disse...

Excelente post! Precisamos de mais iniciativas assim! Continuemos a lutar em favor de melhores condições para as bibliotecas escolares.

Unknown disse...

Oi, Roseli!!!

Parabéns pelo trabalho...

Li teu texto e a imagem da biblioteca da escola em que trabalho me veio à mente: quase vazia... sem uso... São poucos os professores que levam as turmas até lá... arrisco dizer que apenas os do curso normal...

Um bom acervo... meio atirado... os livros novos, que o MEC tem enviado, estão fechados em armários...

Sem bibliotecári@...

Ano que vem, com a nova equipe diretiva... quem sabe...

Sonho com bibliotecas como a tua!!!

Abraços!!

Roseli disse...

Oi Laura,
Obrigada pela visita e fico feliz que gostou desse espaço. Te espero mais vezes por aqui.
Bjs

Roseli disse...

Oi Suely!!!
Obrigada mais uma vez por sua visita. É sempre um prazer. Sabe, sonho com o dia em que todas as escolas terão uma biblioteca à altura do aluno e dos professores. Um espaço de troca de informações, aprendizado e lazer. Não perco a esperança não. Um dia isso será realidade aqui entre nós brasileiros.
Bjs

Felipe Maria disse...

Estou há duas horas e meia dentro da Biblioteca de uma escola particular da minha cidade. É meu primeiro dia de trabalho e não sei nem como emprestar um livro, mas percebi uma coisa "a biblioteca precisa ser tudo isso que o texto acima diz, a saber, um lugar cheio de vida, como o coração que impulsiona a vida do corpo! Estava desesperado aqui com tantos livros, com tanta bagunça, pois a bilioteca estava destivada, foi a primeira criança entrar e interagir comigo que tudo mudou!
Acho que comecei bem com esse texto!
Me ajudem, preciso de toda espécie de ajuda!
Valeu pela iniciativa! Cheguei a me emocionar aqui! rs
Abraços!
Felipe Maria

Felipe Maria disse...

Olá, fazem duas horas e meia que comecei a trabalhar na biblioteca de uma escola particular que estava desativada! Acho que comecei bem! Cheguei a me emocionar com o texto!
Estava aqui desesperado sem saber o que fazer e por onde começar! Nem marcar livro eu sabia!
De repente quando as crianças começaram a entrar e interagir comigo entendi que esse lugar precisa sim ser o coração e o cérebro da escola!
Obrigado pela iniciativa!
Preciso de todo tipo de ajuda!
Abraço!

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Felipe que bom que de alguma forma meu texto tenha te dado força e inspirado. Se precisar de algo, é só entrar em contato. Abraço!