quinta-feira, 8 de outubro de 2009

É garotada, o mundo depende de sua conscientização


Minha preocupação enquanto "educadora", além de auxiliar nas pesquisas dos alunos e professores da biblioteca onde trabalho, é de passar noções e informações sobre demais assuntos que vão além da grade curricular. Não sou nenhuma fanática como os adeptos do Greenpeace mas tenho uma certa consciência ambiental e me preocupo com o andamento do planeta com relação à preservação do meio ambiente. E, ao me deparar com essa notícia, por seu cunho pedagógico, achei por bem divulgar por aqui:
Local: Brasília, DF
Data de início: 05/06/10
Data de término: 10/06/10

No âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Educação realizam, em parceria com UNESCO, PNUMA, UNICEF, PNUD e Fondation Charles Léopold Mayer pour le Progès de l'Homme, a Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta.
A Conferência é um processo interativo fundamentado na participação democrática que convida crianças, jovens, professores e comunidades do mundo a pensarem e debaterem as questões sócio-ambientais planetárias, e a se responsabilizarem e comprometerem com seu enfrentamento.
Trata-se uma campanha pedagógica que traz a dimensão da política ambiental para a educação. Ela mobiliza e engaja jovens (entre 12 e 14 anos) em pesquisas e debates com a comunidade escolar sobre os desafios socioambientais contemporâneos.
Este é um processo construtivista no qual as pessoas se reúnem, deliberam sobre os temas propostos e escolhem representantes que levam a outras instâncias as idéias consensuadas.
Tais instâncias compreendem a realização de conferências nas escolas, em estados ou regiões (opcionais), nos países e, finalmente, a conferência realizada em âmbito internacional.
Leia mais

Nenhum comentário: