sexta-feira, 29 de maio de 2009

Livros: Mais uma falha na comédia (ou seria tragédia?) dos erros

Pois é, mais uma "pisada na bola" na implantação de livros adotados para as escolas. Teve uma repercurssão muito grande e negativa a retirada de mais livros da lista que o governo de São Paulo havia adotado para esse ano devido a linguagem inadequada. Leia mais

Sempre me questiono sobre a seriedade daqueles que são responsáveis por essa seleção pois é praticamente certo que ninguém se dá ao trabalho de ler esses livros para analisá-los e verificar para que faixa etária é mais adequado. Por outro lado, também é do conhecimento de todos que seguem "outros interesses" para a compra desse material que, com certeza não são interesses educacionais. Daí, a minha pergunta que nunca quer se calar: Quando é que se vai olhar com seriedade e responsabilidade para a questão educacional nesse país? Até onde irá esse descaso?

Esse tipo de trabalho deve ser desenvolvido por uma equipe capacitada, que entenda de literatura e que, principalmente leia e tenha noção de análise das obras. Não basta contratar professores para se fazer essa seleção. Não faço aqui uma crítica quanto a capacitação dos professores no geral mas, vamos combinar: tem muitos professores que não lêem absolutamente nada e daí, dá no que dá. E nesse caso específico, foi realmente uma comédia dos erros como já citei no título. Pôxa!!! Quando é que o brasileiro vai aprender a fazer a coisa de forma planejada e bem estruturada para não ter que refazer novamente a mesma coisa?

E enquanto isso, a situação da educação no país continua da mesma forma, ou seja, um caos! Da mesma maneira que está um caos a saúde (pública e privada também), a política (essa então...deixa pra lá), e todo o resto.

Affê!!! Olha que costumo ser uma pessoa otimista mas, diante de todo esse quadro...Só com muito esforço mesmo.

Um comentário:

gargamel, o judeu(...) disse...

Leia livros e se supreenda à cada página(...)no menos, enrriquece o vocabulário; enfim uma insólita e introspectiva viagem ao âmago do ser!!! Amontoam-se livros e livros, e a docura da longevidade aplaca meu ser! e a sabedoria dada por D-us à Salomon para cumprimento da Torá!!! Assim seja...