sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais bibliotecas no campo

Segundo o Blog do Galeno, Ministério do Desenvolvimento Agrário abrirá, nas próximas duas semanas, uma nova centena de minibibliotecas rurais no interior do Mato Grosso do Sul, Sergipe, Roraima e Paraiba. No MS, serão beneficiados assentamentos da reforma agrária e aldeias indígenas Kaiowá. Até o mês passado, o Programa Arca das Letras já havia implantado 5.927 pontos de leitura em mais de 1.700 municípios brasileiros. São mais de 1,2 milhão de livros e 625 mil famílias do campo atendidas. A administração dessas bibliotecas é feita por um exército de 12 mil agentes de leitura. Elas podem ser instaladas em casas de moradores, associações ou qualquer outro local. Cada biblioteca já nasce com 200 exemplares e vai, aos poucos, crescendo.
Muito louvável essa iniciativas mas quando vão se conscientizar que não têm que dar curso para formação de agentes de leitura e sim, contratar BIBLIOTECÁRIOS (profissionais que já estão capacitados) para assumirem esse trabalho?
Francamente, já está começando a se tornar pessoal essa questão de ignorarem nossa profissão nesse país. Até eu que sempre fui otimista já estou literalmente ficando de saco cheio desse descaso total. Meus queridos leitores, peço desculpas por esse desabafo mas, francamente, já ando pelas tampas de tanto descaso e desrespeito com a educação e com nossa profissão. Arrê!!! Para mundo que eu quero descer!!!

Nenhum comentário: