segunda-feira, 21 de julho de 2008

Eventos em São Paulo

Vá se programando pois o mês de agosto promete na área biblioteconômica em São Paulo.

WORKSHOP Web 2.0 : INTERAGINDO COM SEUS USUÁRIOS NO MUNDO DIGITAL

08 de agosto de 2008
Promoção e realização: FEBAB e CBBU
Dinamizador: Nicholas Cop
Patrocínio: Multisystem
Apoio Institucional: Instituto Cervantes em São Paulo

O workshop também estará sendo realizado em outras cidades, com o apoio das Universidades UFMG, UFSC, UDESC e UFRGS, cujas informações estão disponíveis no site da CBBU www.cbbu.org/
Com o objetivo de propiciar uma divulgação e reflexão sobre as ferramentas existentes na Web 2.0, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB em parceria com a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU, estarão promovendo o Workshop com o patrocínio da Multisystems, e apoio do Instituto Cervantes (SP).
Local: Auditório do Instituto Cervantes, Av. Paulista, no. 2439, São Paulo (SP)Horário: 9h às 12h; das 13 às 15h

Público Alvo: Bibliotecários e outros profissionais da informação
Vagas: 60 (inscrição por ordem de chegada das fichas)
Taxa de adesão do evento em São Paulo: R$ 35,00 para realizar inscrição verificar informações ao final do programa; não serão aceitas inscrições no local.
Conteúdo programático
Durante o Workshop serão demonstradas as ferramentas RSS, Blogs, Podcast, Wiki, LibraryThing, Flickr e Second Life, possibilitando um conhecimento de como utilizar esses recursos, que estão disponíveis sem qualquer custo na web, para o desenvolvimento de serviços de informação da biblioteca tais como os listados a seguir:
  • Difusão e distribuição de notícias da biblioteca para os usuários,através da Web, ou qualquer outra informação que você considera importante para compartilhar com seus usuários;
  • Distribuição de Sumário dos Periódicos;
  • Informar os usuários das novas aquisições;
  • Desenvolvimento de coleções;
  • Disseminação seletiva de informações em bases de dados;
  • Referência Virtual;
  • Serviços para os portadores de deficiência visual;
  • Website interativo proporcionando uma melhorar interação entre aequipe da biblioteca e com os seus usuários.
Maiores informações e como participar acesse: http://www.febab.org.br/


12 o. Simpósio sobre Biblioteca e Desenvolvimento Cultural

São Paulo, 22 e 23 de agosto de 2008Tema Central: Acesso à Informação - Direito Universal (ver programa completo no link)
Promoção: FEBAB
Apoio Institucional: Câmara Brasileira do Livro - CBL Instituto Brasileiro de Informação em Ciência eTecnologia - IBICT
Local:20ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo - Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP - Auditório do Mezanino - Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - CEP 02012-021 - São Paulo - SP - Brasil

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Blogagem Política Coletiva "DIGA NÃO AO PROJETO DO SENADOR AZEREDO"




O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) criou um projeto substitutivo de lei que pode transformar a maior parte dos internautas em infratores sujeitos a multa e reclusão de um a três anos! O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal do nosso país, e vai ser votado amanhã, dia 09/07. (Trecho retirado do blog Digital Drops)
Ao saber desse assunto por outro colega virtual, me solidarizei pois como uma internauta como tantos outros que fazem parte dessa grande família, fico indignada com esse projeto que, apesar de ter como princípio o fim da pedofilia (o que acho louvável), coloca todos num único caldeirão e transforma todos que partilham dessa rede de comunicação num criminoso. E para mim, isso só tem um nome: CENSURA.
Hoje, somos milhões de internautas que têm blogs, sites e trocam constantemente informações que são muito úteis para todos. Navegar e postar com responsabilidade faz de nós, pessoas melhores e cercear essa liberdade, é ir contra a democracia que tantos lutaram e até perderam suas vidas no passado. É um retrocesso impensável e imperdoável nos dias de hoje. Porisso, sou uma defensora árdua do direito de se expressar seja na internet, na televisão ou qualquer outro meio de comunicação. Recorro a todos os que, como eu, utilizam a internet como meio de informação, de lazer, de trabalho para que se unam nessa batalha que é de todos.
Se você não concorda com tudo isto, assine aqui a petição contra o novo projeto de lei. Conto com o apoio de todos os leitores do Digital Drops. O blog de Sergio Amadeu está totalmente focado em denunciar os erros deste projeto de lei, não deixe de conferir.A blogosfera também está unida no protesto contra esta lei arbitrária e absurda, e você pode fazer a sua parte participando da Blogagem Política Coletiva proposta por João Carlos Caribé.

Saiba mais sobre esta questão nos blogs:

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Chamada Para o Dia da Blogagem Política



Desde que no ano de 1998 decidi junto ao meu grupo na faculdade discutir sobre o tema Censura em meu TCC, li tanto a respeito do assunto que virei uma defensora da liberdade de expressão.Meu TCC abordou a influência da censura no período militar nas bibliotecas, editoras e no meio intelectual. Mais adiante pretendo fazer uma sinopse do trabalho que, modéstia a parte, ficou muito bom. Nesse ano li tantos documentos da época e trabalhos feitos posteriormente que, posso até me dizer "entendida" no assunto. E quanto mais lia, mais indignada ficava com essa atitude de tolher a liberdade de se expressar de um povo. Há alguns dias atrás recebi de um colega virtual que conheci através do meu blog, a notícia sobre o Projeto de Cibercrimes liderado pelo Senador Azeredo que pretende implantar abusos e absurdos que criminalizam grande parte dos cidadãos conectados. Com a implantação desse projeto absurdo nós que fazemos parte do mundo dos blogues e internautas em geral que utilizam a internet de forma positiva e educativa levando a boa informação a todos seríamos sériamente prejudicados. Porisso me uno a esse grupo para uma blogagem coletiva que será no dia 19 de julho. Para maiores informações entrem nos seguintes blogues que estão muito bons:

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Biblioteca escolar e seus problemas

Muito se tem falado a respeito da importância das bibliotecas e, uma que merece um olhar mais crítico e uma preocupação maior é, sem dúvida a biblioteca escolar. Trabalho nelas desde 1994 e já vivenciei inúmeras situações que nos preocupam, nos entristecem e muitas vezes nos desanimam a seguir em frente. Sempre esbarrei na idéia errônea de que o profissional que trabalha em uma biblioteca escolar deve ser sempre alguém que fique de preferência invisível e que só sirva para pegar e guardar livros na estante. Já me deparei várias vezes com o espanto de pessoas (e aqui incluem professores,alunos, pais de alunos) que ao saberem da necessidade de uma formação superior para atuar em uma biblioteca ficaram de boca aberta e sempre com a seguinte frase: Nossa, mas pra que nível superior para guardar e pegar livros na estante?
Então, com toda paciência de quem está lidando com a ignorância de uma pessoa, explico o verdadeiro papel do bibliotecário e de sua importância numa biblioteca. A pessoa que me ouve, geralmente se espanta mais ainda pois nunca havia passado pela sua cabeça o quanto trabalhamos numa biblioteca. O próprio núcleo pedagógico da escola desconhece isso daí, não haver sintonia em nossos trabalhos. E sempre como costumo dizer, quem sai perdendo são os alunos pois o trabalho sai truncado, as pesquisas são fracas e incompletas e a utilização da biblioteca fica sempre insatisfatório prejudicando mais ainda a imagem que todos têm da biblioteca. Já venho falando disso há um certo tempo e já está mais do que na hora desse quadro mudar. Leiam essa reportagem que saiu no jornal dia 11/07 passado. Todos nós profissionais da área já sabemos disso. Para nós não é novidade nenhuma mas é bom que se chegue ao grande público sobre as condições da maioria das bibliotecas escolares e que a sociedade se conscientize da real necessidade de se colocar profissionais da área nas bibliotecas e que também dêm condições físicas e instrumentos para melhorar os serviços prestados por ela.


Leia mais

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Blog aproxima alunos das aulas de Geografia

Gosto sempre de divulgar trabalhos de pessoas preocupadas em cumprir com seu papel profissional de forma criativa e que imprimam sua marca pessoal. Porisso divulgo o trabalho dessa professora que está bem legal. Parabéns professora Cristina!
Educação e diversão num só lugar. Com essa proposta, a professora Cristina Ramos, do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, da Barra da Tijuca, criou a “salageo”, um blog na internet (http://salacristinageo.blogspot.com/) em que os alunos podem postar comentários, pesquisar e revisar conteúdos das aulas, participar de jogos geográficos, saber as notas bimestrais e ainda receber dicas de atividades culturais e curiosidades.

Biblioteca Escolar : Novidades!

Após um período ausente pois estou de férias (na realidade ainda estou), volto com novidades que muito me alegrou. Uma delas é sobre biblioteca escolar. Já estava sabendo desse evento mas até então não tinha nada ainda oficializado. Mas agora já está tudo acertado e já posso falar sobre ele. Em breve postarei todo o programa desse fórum. Notícia retirada do BOB NEWS, edição 29
Fórum Internacional sobre Bibliotecas Escolares e 4º Seminário de Biblioteca Escolar
O evento conjunto – iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região e da International Association of School Librarianship, reunirá profissionais, especialistas, professores e gestores públicos – nacionais e estrangeiros –, para refletir sobre a atual situação da biblioteca escolar no Brasil. Segundo a coordenadora da Comissão organizadora do CRB-8, Maria Helena T.C. de Barros, “o evento trará propostas concretas indispensáveis à efetiva inserção da biblioteca escolar no cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, o programa pretende articular preocupações com ênfase no caráter e especificidade da biblioteca escolar na contemporaneidade, bem como questões mais amplas, ligadas às políticas públicas para a área, tanto no âmbito nacional quanto do Exterior”. Agende: 21 e 22 de outubro na cidade de São Paulo.