quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Feira do Livro 2008

E a feira do livro desse ano segue com bastante atividades no colégio. Ontem, estive presente na apresentação do grupo Girasonhos e foi uma experiência muito legal. Contudo, observei a postura da maioria das crianças e observei que infelizmente hoje em dia elas estão perdendo a sensibilidade para contação de histórias. Esse lado lúdico de imaginar, criar em suas mentes algo fantasioso está se esvaindo pouco a pouco e isso me deixou um pouco triste. Sei que temos que acompanhar as mudanças que vão ocorrendo mas o fato das crianças estarem perdendo essa "inocência" me preocupa pois é um processo importante na formação delas. Notei que as pessoas que mais estavam curtindo a apresentação eram os adultos: eu, minhas colegas de trabalho que lá estavam e as professoras. A contadora de história, Vivian Catenacci, é extremamente envolvente em sua narração. Ontem falou sobre alguns mitos africanos e suas origens. Foi adorável pois a cultura africana é de uma riqueza sem fim e quase não temos conhecimento dela apesar de toda influência que nosso povo recebeu desse povo. Álém de contar histórias, ela canta e dança com uma leveza que dá gosto. Os músicos que a acompanham também são ótimos. Enfim, foi um espetáculo maravilhoso e o colégio está de parabéns por ter trazido esse grupo.

2 comentários:

Licínio Filho disse...

lá Roseli,
a respeito de suas observações sobre o comportamento das crianças,penso que a família tenha uma parcela de contribuição, pois as experiências lúdicas sempre tiveram suas raízes no seio das famílias e estes "Tempos Modernos", cada vez mais individualista e veloz desarticula os espaços de convivência familiar.
Emais uma vez,recai sobre a escola a missão de não deixar a sensibilidade morrer...Como diria Paulo Cesar Pinheiro naquele antológico álbum lá dos 70':"O importante é que a emoção sobreviva".
Desejo-lhe sucesso.

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Licínio,
É verdade, a família é fundamental nesse ponto. E falarei um pouco sobre isso em breve. Obrigada pela visita e volte sempre.
Abraço