terça-feira, 17 de junho de 2008

Notícias sobre bibliotecas, livros e leitura

Biblioteca Nacional na reta final de seu projeto de acessibilidade

A Biblioteca Nacional deve concluir até o fim de junho a primeira parte do projeto “Biblioteca Acessível”, que permitirá que portadores de deficiência física e idosos possam ter acesso ao acervo da instituição. Para isso, estão sendo instalados no local equipamentos de alta tecnologia, como ampliadores de textos eletrônicos, leitores de livros autônomos, linhas Braille, folheadores de livros automáticos, teclados e mouses especiais, impressoras Braille e programas para leitura de textos que fazem reconhecimento de voz. O projeto foi desenvolvido em janeiro de 2008 pela ONG Acessibilidade Brasil e deve servir de modelo para as demais bibliotecas que integram o sistema brasileiro de bibliotecas, coordenado pela Biblioteca Nacional.

Bibliotecas paulistanas ganham acervo e salas de cinema

Neste mês, duas bibliotecas de São Paulo ganham espaços dedicados ao cinema. Na semana passada, a biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga, inaugurou uma sala para projeções com 101 lugares e um acervo temático com mais de 30 mil livros. Também estão disponíveis 500 títulos de DVD para serem assistidos em uma das oito cabines à disposição no local. No fim do mês, é a vez da biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana, que reabre, após reforma, seu auditório. Na sala Luiz Sérgio Person, que homenageia o cineasta paulistano morto em 1976, serão realizadas mostras cinematográficas.

Libro al Día chega à sua terceira edição

Acaba de sair a edição número 3 do Libro al Dia, publicação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC). Neste número, são abordados temas como as novas ações e projetos da entidade, além de notícias sobre o mundo do livro, bibliotecas, leitura e direitos do autor. O artigo principal dessa edição é dedicado 67ª Feira do Livro de Madri. Os textos podem ser lidos gratuitamente no site.

São Paulo terá 2ª edição da “Bienal dos Pobres” em agosto

Na mesma semana em que será realizada a 20º Bienal Internacional do Livro no Ibirapuera, em São Paulo, a cidade abrigará também a Bienal dos Pobres, na Praça da Sé. O evento, organizado pela ONG Educa São Paulo e o Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo distribuirá milhares de livros gratuitamente à população carente. Na primeira edição, a prefeitura apreendeu dois mil livros no local. Após acionar o Ministério Público, a organização do evento conseguiu recuperar as obras.

18º seminário do Livro do Mês

Estudantes e professores de escolas públicas e particulares de Passo Fundo (RS) participaram no dia cinco de junho, do 18º seminário do Livro do Mês da Capital Nacional de Literatura, projeto ligado às Jornadas Literárias dessa cidade (e que integra o Eixo 2 do PNLL). O convidado para o debate foi o senador Cristovam Buarque, que conversou com o público sobre a obra “O tesouro na rua” e esclareceu as dúvidas dos alunos, que previamente haviam trabalhado com o livro em suas escolas.
Notícias retiradas do Boletim PNLL nº108

Nenhum comentário: