quarta-feira, 18 de junho de 2008

1908-2008 - 100 anos de Imigração Japão-Brasil

Há 100 anos, os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil. Aqui, se assentaram, fincando suas raízes a duras penas e enriqueceram nossa cultura e contribuiram para nosso crescimento econômico dando-nos o exemplo de perseverança, objetividade e muita, mas muita disciplina. Foram 165 famílias a compor a primeira viagem para cá. A bordo do navio Kasato Maru, essas famílias se aventuraram numa viagem a um mundo desconhecido mas, ao mesmo tempo, tentador. Uma esperança de se estabelecerem e prosperarem numa terra que prometia.
Para esses primeiros imigrantes, foi uma dura realidade que se apresentou pois além de uma cultura totalmente diferente, havia ainda a barreira da língua, dos costumes e um grande preconceito que dificultou ainda mais a estadia dessas famílias. Mas, com seu jeitinho tranqüilo, seus modos comedidos, sua fala mansa e sua disciplina espartana, conseguiram aos poucos conquistar a todos através de sua arte, sua culinária, suas festas e hoje, são parte integrante de nossa cultura. Atualmente, a comunidade japonesa no Brasil já superou a marca dos 3 milhões de pessoas. Grande parte dessa população vive no Estado de São Paulo (cerca de 80%). A maioria na capital onde criaram o bairro da Liberdade e desenvolveram ali, um pedaço do Japão.

A partir dessa semana, muitas atividades estão sendo desenvolvidas em vários locais e a programação está bem rica e para todos os gostos. Vejam a relação:

Deixo aqui alguns endereços excelentes para saber algo mais sobre o povo e a cultura japonesa. Vale a pena conhecer.

Nenhum comentário: