terça-feira, 6 de maio de 2008

Matemática - Desmistificando para aprender

Trago comigo um trauma que me acompanha desde o ginásio. A matemática sempre me dava pesadelos pois não conseguia visualizar uma matéria que, ao meu ver, era tão inútil em meu mundinho tão pequeno. Às vésperas das provas dormia mal, suava em bicas e tremia toda para resolver aquelas fórmulas e equações. Estudar matemática era pra mim algo surreal pois achava aqueles livros didáticos um "porre". Hoje mais madura e informada, observo o quanto os livros de matemática mudaram. E pra melhor. Que bom para os estudantes de hoje. Pois além dos textos serem mais bem elaborados, trazem ilustrações e curiosidades que ajudam o aluno a entender melhor sua lógica. Cada vez que chega a biblioteca um novo livro de matemática fico a pensar comigo: Ah, se na minha época tivesse tido acesso a esse tipo de livros, quanto sofrimento não teria evitado! E por outro lado, penso também no quanto os professores também mudaram sua postura para dar aulas. Atualmente, a didática é outra e o professor deixou de lado aquela forma sisuda e utiliza os mais variados recursos no ensino da matéria de maneira mais criativa e alegre. Além dos livros, existem outros recursos para ilustrar as aulas e torná-las mais atrativas levando os alunos a compreenderem com mais clareza a lógica matemática. Para ilustrar o que digo, deixo aqui algumas ótimas sugestões para estudantes, professores e qualquer pessoa que se interesse por esse tema tão rico.

5 comentários:

Jarbas disse...

Alô Roseli,

Desculpe-me invadir este post sobre matemática com outro assunto. Mas é por uma boa causa. Recebi de antigo companheiro de trabalho, Carlos Seabra, indicação de uma entrevista com um outro velho parceiro no mundo de tecnologia e educação, Luciano Ramalho.
Luciano, depois de muitas passagens por diversos cursos na universidade (física, filosofia, direito, administração etc.), finalmente achou sua praia. a biblioteconomia. No material que me foi enviado, o Lu fala sobre projetos que articulam livros e tecnologia da informação. Acho que pode ser matéria de seu interesse. A indicação da entrevista é

http://webradio.utopia.org.br/index.php?id=232

Abraço grande, Jarbas.

EDIMAR SUELY disse...

Olá,

Passei para conmhecer seu excelente espaço e amei. Voltarei outras vezes.

Desejo uma linda quarta feira e muita paz.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Regina Heidrich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Heidrich disse...

Oi Roseli

Adorei teu blog. Sou "louca" por livros e tenho certeza que aprenderei muito visitando seu espaço.
Um grande []

carpe diem disse...

Bom dia,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 02/05/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.


Grata e à disposição,

Karen Oliveira
------------------------------
karen@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2509