sexta-feira, 18 de abril de 2008

Campanha "A Blogosfera Contra o Analfabetismo"


Muito temos falado sobre a questão do analfabetismo aqui no Brasil e qual a contribuição que podemos dar para sanar esse problema tão grave em nossa sociedade. Enquanto não nos conscientizarmos de vez da necessidade de se tratar a educação com seriedade e com propostas objetivas, dificilmente subiremos nesse ranking tão vergonhoso em que nos encontramos. Falando um pouco sobre a minha contribuição, apesar de não ser algo concreto e direto, como bibliotecária procuro estar sempre atenta as questões de aprendizagem e aqui onde trabalho, o colégio há alguns anos tem desenvolvido um projeto em parceria com o hospital Sírio Libanês e o SENAI na alfabetização de adultos. Esse projeto tem alfabetizado alguns de nossos funcionários da limpeza que até então, não sabiam ler ou se sabiam, liam muito mal e escreviam pior ainda. A biblioteca sempre serviu de suporte para esses funcionários e professores oferecendo material de apoio para todos. Fico sempre muito satisfeita quando vejo alguma daquelas pessoas que antes, não liam absolutamente nada e que aos poucos, com minha ajuda e contribuição foram tomando gosto pela leitura. Há casos de pessoas que hoje, não passam um dia sem ler e isso é motivo de orgulho para mim afinal, sempre gostei de incentivar a leitura e como procuro sempre conhecer as pessoas para poder sugerir livros, hoje posso dizer que além de um leitor, ganhei mais um amigo.
Bom deixando de lado toda essa história pensei muito em como contribuir para amenizar o analfabetismo e pensei em desenvolver um projeto e apresentá-lo ao prefeito de minha cidade. Não é fácil sensibilizar as pessoas sobre essa questão afinal, todos concordam mas sempre saem pela tangente alegando falta de tempo, família para cuidar aos finais de semana e etc. Aqui mesmo no colégio onde trabalho, tenho conversado muito com algumas professoras e acredito que aos poucos, essa idéia possa amadurecer em todos e daí surgir ´projetos para serem implantados em vários locais. Ontem mesmo conversei com meu irmão que também é professor e coordenador do projeto Escola Família num bairro de minha cidade e já iniciamos algo que possa se concretizar naquele colégio pois a camunidade de lá é bem carente e conta muitocom o apoio deles. Enfim, hoje dia 18 sem dúvida se torna um marco em nossas idéias e ações que ao meu ver,pode até ser que pareçam diminutas mas que podem vir a crescer e tornar uma realidade. Basta que para isso todos se unam num único ideal: ver nossas crianças alfabetizadas (aliás, muito bem) e nossos adultos que na infância não tiveram essa chance, iniciarem um novo ciclo em suas vidas descobrindo a magia das palavras escritas. Obrigada Georgia,por ter iniciado essa campanha tão bonita e tão válida através de seu blog e por ter nos sensibilizado com essa questão. O país depende muito mais de nós, cidadãos comuns do que de políticos que tem como único interesse, os seus próprios umbigos. Nos mobilizando e transformando nossos sonhos em ações objetivas é que cresceremos como nação. Não vamos deixar a peteca cair. E no dia-a-dia, procurarei sempre colocar algo sobre o que se tem feito na área de alfabetização por aqui e em meu bairro.
ALFABETIZAÇÃO JÁ! ACORDA BRASIL!

2 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Roseli, que bom que o convite levou a você nao somente a oensar mas a agir de forma até conversar sobre o assunto com seu irmao e outras professoras na escola.
Penso que você sendo bibliotecária você tem muitas chances em despertar o interesse nos jovens que freqüentam à biblioteca. Vou ficar de olho nas novidades por aqui.

Obrigada por sua participacao.

Grande abraco

Anônimo disse...

Olá Roeli, tudo bem? Sou aluna do Professor Jarbas Novelino e estou cursando o 4ºano de Pedagogia.Achei muito interessante esta matéria dizendo sobre o problema de analfabetismo que temos em nosso país. Vejo isso pela minha avó que sabe apenas escrever o nome dela, é uma pena! Pois percebo no dia-a-dia dela o quanto isso faz falta.Ela sempre depende de alguém para lhe passar qualquer tipo de informação escrita. Quero parabenizála pelo esforço e dedicação que você está tendo em dispertar o interesse das pessoas pela leitura. Sempre que possível estarei passando por aqui!!
Beijos NATALIA FINOTTO