segunda-feira, 10 de março de 2008

Lei é solução?


Acabo de receber a revista Educação e folheando dei com essa nota:

"Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende tornar obrigatória a instalação de bibliotecas em municípios com população igual ou maior do que 100 mil habitantes. De acordo com a proposta do deputado Clóvis Fleury (DEM-MA), as bibliotecas devem conter acervo mínimo de 2 mil exemplares.
O objetivo é democratizar e ampliar o acesso dos brasileiros à leitura, quesito em que estamos bastante defasados em relação a outros países. Na França, por exemplo, os cálculos indicam que há uma biblioteca para cada 2,5 habitantes.
A lei, no entanto, tem tudo para ser inócua: o governo federal está prestes a atingir a meta de ao menos uma biblioteca por município. No final de 2007, 330 municípios restavam sem biblioteca, contra 1.300 no ano de 2003. Ademais, a grande questão tem sido como mantê-las abertas e ativas".


Pois é, o problema não se resume só a abrir novas bibliotecas em todos os municípios do país e sim, capacitá-la com equipes bem treinadas tendo sempre como administradora dessas bibliotecas, profissionais capacitados para administrá-las. Além de, é claro, verba decente para atualização do acervo. E a briga continua...e as necessidades do brasileiro também...

Nota extraída da Revista Educação, nº131, Março de 2008, p.19

Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Roeseli,

Parabéns pelo seu blog e obrigada pela visita lá no Palavra Aberta.

Grande abraço

Gládis