sexta-feira, 7 de março de 2008

Mulher e Bibliotecária: jornada dupla e gratificante

Para homenagear a mulher nesse dia internacional, decidi falar um pouco sobre essa mulher que exerce a função de ensinar, orientar, aconselhar, ser uma boa ouvinte além de também desenvolver um trabalho que hoje, é fundamental para todas as áreas: a bibliotecária.
Essa profissional que surgiu meio que ao acaso, enquanto esperava o dia de seu casamento, aquela moça culta, prendada, que falava mais de uma língua e que, por amor aos livros e a literatura, se embrenhou por esse caminho. Muitas casaram e se afastaram das atividades biblioteconômicas contudo, grande parte, foi seduzida por essa profissão e fez dela suas vidas. Algumas, se entregaram com tal paixão aos livros que não permitiam nem que os usuários chegassem perto de suas "preciosidades". Outras ainda se apaixonaram pela técnica biblioteconômica, que não enxergaram mais nada além de vírgulas, dois pontos, espaços,e num afã apaixonado, também se esqueceram da importância desse mesmo usuário que ficava sempre em segundo plano numa biblioteca. Outras tantas, amavam seus templos da sabedoria humana e devotavam a esse templo horas de sua vida vivenciando seus dias como sacerdotisas do saber não admitindo jamais que esses templos fossem tomados e profanados por barulhos e sons humanos como conversas, risadas, suspiros etc.
Hoje, essa profissão que tanto foi estigmatizada e menosprezada pela sociedade, sobe a um topo onde se faz necessário em qualquer empresa seja ela educacional, da área da saúde, jurídica, econômica. A bibliotecária de hoje é uma mulher de nosso tempo: ativa, dinâmica, com um raciocínio rápido e com um imenso gosto pelo contato humano afinal de contas, lidamos com o conhecimento sim, aliás, hoje mais do que nunca contudo, esse conhecimento hoje se condensa nos mais variados formatos: eletrônicos, em papeis, livros, e tantos outros formatos. A facilidade da informática nos poupa tempo para nos dedicarmos mais ao contato humano entre os usuários de nossas bibliotecas e centros de informações e esse, é sem dúvida, a melhor parte de nossa tarefa. Transmitir esse conhecimento a pessoas que buscam se aperfeiçoar em suas áreas de atuação, orientar os alunos em seus aprendizados e acomoanhando seu crescimento intelectual é por demais gratificante. Essas palavras não são críticas as antigas colegas de trabalho. É apenas uma constatação de um tempo, uma época em que a profissão se espelhava nos costumes vigentes. Se essa profissional hoje tem o perfil dinâmico e multidisciplinar, é conseqüência dos tempos que vivemos onde o tempo é escasso e precisamos dar conta de tudo.
Bibliotecária e mulher: Parabéns por esse dia que reflete todos os demais do ano! A profissão e a condição feminina reflete a guerreira que todas somos e o quanto a coragem, a perspicácia e a intuição nos faz especiais!

Nenhum comentário: