quinta-feira, 6 de março de 2008

Ainda sobre o fechamento de bibliotecas em São Paulo

Saiu hoje no jornal Folha de S.Paulo, na Tendência & Debates, um parecer do Secretário da Cultura da Prefeitura de São Paulo, Carlos Augusto Calil sobre a questão do fechamento de algumas bibliotecas públicas na cidade de São Paulo. Apesar de concordar com algumas coisas ditas por ele, como por exemplo,a deterioração das bibliotecas, a má conservação de seus acervos e alguns outros ítens, achei que ele utilizou de ironia e um certo desdém ao afirmar que: ..."a reação (ao fechamento) foi desproporcional..."
Pois bem,o que será que ele entende por reação desproporcional? Será que ele acredita que os bibliotecários que se uniram para protestar contra o fechamento dessas bibliotecas são um bando de crianças mal acostumadas e mimadas que já têm tudo ao seu redor e que estão reclamando de barriga cheia? Acredito que essa união se deva acontecer mais vezes e de forma mais incisiva pois está mais do que na hora de virarmos um pouco a situação tanto das bibliotecas, quanto dos bibliotecários e nos fazermos mais ouvidos, entendidos e respeitados como cidadão e com profissional que somos. São Paulo merece ter mais bibliotecas espalhadas por todos os bairros mas, entenda-se aqui, bibliotecas dinâmicas, bem estruturadas, com um acervo decente, bem cuidado e com uma equipe a altura para atender a todos os usuários que nela comparecerem. Sim, porque usuários existem. O que não se encontra por aí são espaços bonitos, atrativos e com material que chame a atenção dessa clientela. Eu mesma, sendo bibliotecária, moro próxima de uma biblioteca pública e só estive nela duas vezes e desisti pois a sua decadência, o seu acervo velho, mutilado e desatualizado além de uma equipe de funcionários que só falta rosnarem quando entra alguém por lá, me disanimaram por completo. Enfim, talvez isso tudo sirva para fazer acontecer algo de bom na nossa cidade afinal, São Paulo, essa metrópole maravilhosa que nos oferece de tudo, a toda hora, merece ter também uma rede de bibliotecas públicas que seja motivo de orgulho e não de vergonha para sua população.
Para ler na íntegra a opinião do secretário no jornal Folha de S.Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0603200808.htm

Um comentário:

Rudi Santos disse...

Oi, escrevi sobre este mesmo tema um tanto indignado no meu blog do stoa:
http://stoa.usp.br/rudisantos/weblog
Acho que a prefeitura fecha espaços e tenta justificar com algum engodo, mas só quem não sabe o quanto é util uma biblioteca engole.