quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O livro proibido

Folheando a revista Profissão Mestre deste mês, me deparei com duas notas que me chamaram a atenção. Uma delas me deixou muito feliz, a outra, muito pelo contrário, me deixou além de triste, muito indignada pois sou uma pessoa totalmente contra qualquer tipo de censura.
Sempre fui a favor da orientação, do esclarecimento, da educação. É muito triste nos depararmos nos dias de hoje com esse tipo de mentalidade ultra-conservadora. Respeito todas as religiões mas, francamente o radicalismo seja onde e de que forma for, sempre me soa de forma negativa. Bom, deixando meu desabafo de lado, vamos as notícias que é o que interessa.

"Ron Backer, pastor da escola católica St. Joseph's, localizada em Massachusetts, Estados Unidos, retirou da biblioteca da instituição todos os volumes da série Harry Potter, de J. K. Rowling. De acordo com ele, as histórias do bruxinho não são apropriadas para estudantes de uma escola católica e que, após conversar com as turmas, ele soube que seus alunos poderiam resistir à tentação de folhear tais publicações, mas como considera ser seu dever proteger os estudantes de influências nefastas, optou por simplesmente retirar oslivros das vistas de todos. Entre os pais dos estudantes, as reações variam entre o inconformismo e a total aprovação."

Ainda bem que não recebemos somente más notícias. Essa próxima me deixa muito feliz pois demonstra que com força de vontade se faz tudo. Cultura, formação e educação cabe em qualquer lugar e independe da ajuda e apoio do governo e de determinadas autoridades. Fica aqui expresso os meus parabéns a esse batalhador pela cultura e fica o bom exemplo para todos, principalmente para nós, bibliotecários.

"BORRACHALIOTECÁRIO!

O vencedor do Prêmio Viva Leitura 2007 é um borracheiro. Sedento por conhecimento e acostumado a oferecer livros, jornais e revistas para os clientes, Marcos Túlio Damascena decidiu transformar seu espaço de trabalho numa "Borrachalioteca". Ele aceita doações de livros, organiza tudo em estantes e permite visitação pública no horário de trabalho da oficina. Atualmente, cerca de 220 livros são emprestados por mês e a biblioteca é utilizada por crianças, jovens e adultos. Com o dinheiro recebido no Viva Leitura, Damascena vai ampliar as instalações e comprar novos livros que vêm sendo muito procurados por leitores mas que ainda não fazem parte do acervo.

Notas extraídas da revista Profissão Mestre, nº99, dezembro de 2007

Um comentário:

Antonio Ricardo Soriano disse...

Este blog é uma iniciativa de quem ama e defende a profissão de bibliotecário. Gostei muito das críticas de sua autoria, isso é um diferencial.
Parabéns e sucesso !
Ricardo - Dante