segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Bibliotecária americana bane Wikipédia da vida escolar

Esta notícia encontrei no site do Terra, do dia 28 de novembro de 2007

Uma bibliotecária de uma escola no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, bloqueou o acesso dos alunos de primeiro grau aos servidores da Wikipédia a partir dos computadores da biblioteca. Linda O'Connor, da Great Meadows (N.J.) Middle School, que há anos se opõe à enciclopédia online, decidiu tomar a dianteira e, além de banir o acesso dos usuários ao endereço, também distribuiu cartazes sobre os computadores com os dizeres "Just Say 'No' to Wikipedia" ("Apenas Diga 'Não' à Wikipédia"), lema semelhante ao da popular campanha antidrogas criada por Nancy Reagan que dizia "Just Say 'No' to Drugs".
Segundo o site The Seattle Times, não é apenas O'Connor que pensa desta maneira: a Wikipédia já foi banida também em todos os computadores da Warren Hills Regional School District e tem seu uso desencorajado por professores da Easton Area High School e das universidades Centenary College e Lehigh University.
Por poder ser livremente editada, a enciclopédia muitas vezes oferece informações imprecisas ou tendenciosas, problema que faz com que seja vista com descrença por seus opositores.
Os professores de Warren Hills, por exemplo, encontraram dois casos que levaram ao bloqueio do site nos computadores escolares. O primeiro caso foi em uma pesquisa a respeito de Martin Luther King Jr. que retornou informações de supremacia branca em seu verbete. Outro artigo, da Guerra do Vietnã, teve suas informações editadas para que a guerra parecesse menos terrível.
Para Linda O'Connor, o problema é que os estudantes não compreendem que a Wikipédia pode conter imprecisões e tomam-na como fonte de verdade absoluta, coisa que nem os criadores da enciclopédia virtual gratuita recomendam.
Sandra Ordonez, gerente de comunicações da Wikimedia Foundation, grupo por trás da Wikipédia, reconhece os problemas do uso do serviço para pesquisa e recomenda que o site não seja utilizado como fonte primária de apurações.
"A melhor maneira de usar a Wikipédia é para ter uma visão global de um tópico. Não é uma fonte primária, e na universidade você provavelmente não deveria citar uma enciclopédia", afirmou Ordonez, que recomenda utilizar a Wikipédia para chegar a outros sites de fontes.
O aluno Kris Dumschat, acredita que o uso da Wikipédia é maior porque é um dos primeiros sites a aparecer quando um termo é procurado em um mecanismo de busca, e prefere se manter distante do site.
Mesmo com tantas críticas, a Wikipédia ganha adeptos a cada dia e, mesmo com imprecisões em diversos artigos, é uma das mais utilizadas fontes de informação na Internet atual, principalmente por trazer conteúdo editado em diversas línguas, entre elas o português.

Nenhum comentário: