terça-feira, 7 de abril de 2015

Biblioteca escolar: novas perspectivas e um bate papo esclarecedor

Ser bibliotecária escolar foi de início uma chance de trabalho mas com o tempo, tornou-se uma opção para mim. Formada em 1998, tive oportunidade de atuar em outras áreas mas meu amor pela educação falou mais forte e acabei por ficar na área escolar. Tenho um carinho imenso pelos jovens. É bom demais acompanhar seu desenvolvimento até se formar no ensino médio e sair para o mercado de trabalho. Nesses anos de profissão, fiz muitos amigos pra vida toda. Meus "filhos" saem do colégio, entram na universidade e hoje conto com vários médicos, advogados, arquitetos, engenheiros e tantos outros profissionais que sempre que podem, retornam à casa para rever o pessoal, matar saudades e todos falam que o que mais marcou sua vida escolar foi a biblioteca e a "tia". Isso me enternece e me dá o justo retorno de que o que faço, é o correto. Ainda não é o ideal pois gostaria de fazer muito mais na biblioteca escolar. No entanto, não depende apenas da equipe da biblioteca. Sabemos que a convivência com o pedagógico ainda é muito pouca e cheia de desconfiança. Os professores ainda nos olham com ares superiores e acham que não temos potencial nem temos formação pedagógica para atuar como extensão da sala de aula. Ledo engano! Isso só prova que não frequentam biblioteca como seus alunos caso contrário, saberiam de nossa atuação, do quanto somos competentes naquilo que fazemos. Enfim, só o tempo, nossa paciência e perseverança poderá mudar esse quadro. Enquanto isso, muitas coisas acontecem no âmbito escolar e quase nunca é divulgado.
Por isso, hoje divulgo por aqui o trabalho de profissionais de biblioteca escolar que tem feito o diferencial e ganho inclusive prêmios. Você já ouviu falar do Prêmio Da Vinci Huis - IASL Award for Brasil? Não? 

Novas perspectivas para a biblioteconomia escolar no Brasil: Um diálogo com as ganhadoras do Prêmio Da Vinci Huis - IASL Award for Brasil 

 O Prêmio Da Vinci Huis - IASL Award for Brasil é concedido a bibliotecários brasileiros, dando-lhes oportunidade de participar da conferência anual da Associação Internacional de Biblioteconomia Escolar (IASL) que ocorre a cada ano em um país. Nesse diálogo, feito com a Profa. Bernadete Campello, Coordenadora do GEBE, as cinco vencedoras falam do Prêmio, do papel do bibliotecário hoje e de como a formação pode tornar mais efetivo seu papel educativo.
Leia na integra a conversa entre elas. Vale muito a pena e desde já, Parabéns a todas as profissionais que ousaram desafiar  seus limites e fazer o diferencial.

Nenhum comentário: