quarta-feira, 12 de março de 2014

12 de março - Dia do Bibliotecário


Hoje é uma data para se comemorar e refletir sobre a carreira do bibliotecário. Em muitos Conselhos haverá comemoração, brindes, encontros entre profissionais, abraços, beijinhos e sorrisos a mil.
Veja bem, não sou contra nada disso, até gosto mas, ultimamente ando muito mais para a reflexão de nossa postura profissional e a ação que temos desenvolvido nas bibliotecas.
Com especial atenção para as bibliotecas escolares, tenho um olhar atento e um pouco entristecido por ver tão pouco sendo feito. Instituiu-se a lei nº12.244, mas o que temos visto até o momento é praticamente nada. Já está difícil construir ou manter as escolas públicas, o que dirá abrir uma biblioteca e admitir um especialista da área, no caso, o bibliotecário para administrá-la? A situação do bibliotecário não é muito diferente da situação do professor. Aliás, nos encontramos no mesmo barco sem leme nesse país desgovernado por uma trupe que deseja tudo, menos investir na educação. E o quadro se agrava a cada dia.
Quem estiver lendo pode até me achar uma pessoa pessimista, mas já digo de antemão que não sou. Se fosse já teria pulado fora desse barco faz é tempo. Mas apesar de tudo, ainda acredito e aposto na educação. E aposto principalmente numa escola com uma biblioteca bem gerida para atender a toda a comunidade acadêmica.
E apostando nessa ficha, desejo a todos os bibliotecários brasileiros um dia de muita alegria, um ano de muitas atividades e espaço para trabalhar. E claro, o reconhecimento da sociedade para com esses profissionais.

6 comentários:

Pedrita disse...

concordo plenamente. se não valorizarmos as bibliotecas, os professores, os bibliotecários, ficará difícil melhorar a formação dos cidadãos. tb sou pessimista, mas não desisto de lutar. beijos, pedrita

Roseli Venancio Pedroso disse...

Obrigada Pedrita! Eu também não desisto!
Beijos

Ana Luiza Chaves disse...

Estava no Face olhando tudo que se passou no Dia do Bibliotecário e vi sua postagem. Realmente a situação é preocupante, concordo com você, o remédio é seguir em frente, dando o melhor de si e vejo que você é mestre nisso. Vamos atuar dentro dos nossos espaços e contaminar quem estiver por perto, assim a coisa vai disseminando. Parabéns pelos textos, pelo trabalho, pela maturidade cidadã. Beijos.

Anônimo disse...

Obrigado pela ótima profissional que você, Roseli, é! Sorte do Dante, de seus alunos e professores por tê-la como guardiã dos livros.

Roseli Venancio Pedroso disse...

Obrigada pela presença por aqui Ana! E vamos em frente acreditando que um dia esse painel mude para melhor.
Beijos

Roseli Venancio Pedroso disse...

Obrigada Gláuber! Sinto que não faço nem metade do que poderia fazer e isso é bom sinal. Quando achamos que já fizemos o suficiente, a gente se acomoda. Sei que ainda farei mais.
Beijos