quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E mais um ano vai se findando

Uma das coisas que mais gosto é de presenciar a euforia dos alunos no último dia de aula. Pelo pátio e corredores vemos um misto de alegria e melancolia pois aqueles alunos que estão se formando e saindo do colégio já demonstram um certo saudosismo. São rapazes se abraçando com os olhos embaçados, as meninas deixando mensagens escritas nas camisetas do uniforme e pintando seus rostos e choro. Muito choro pela despedida e partida do espaço que por muitos anos foi o lar para todos. Abraços, juras de não perderem contato, troca de telefones, e-mails e presentes. A amizade está no ar e isso torna o ambiente mais acolhedor que nunca. Muitos já vieram se despedir de mim e desejar boas festas. É gostoso receber esse carinho! Muitos vêem tirar fotos na biblioteca para guardarem como lembrança do tempo em que foram felizes aqui. E eu, fico mais feliz ainda em saber que o espaço da biblioteca foi um local importante na vida desses alunos. Que bom que eles vão levar ótimas lembranças daqui pro resto de suas vidas. Até hoje sou abordada na rua, nos shoppings, restaurantes, teatro e cinema por ex-alunos que me reconhecem e vão até mim dar um abraço e dizer o quanto gostavam de ficar na biblioteca. Isso prova que podemos e devemos tornar esse ambiente um local de alegria, troca de informação, socialização e carinho. Essa coisa de "bibliotecária ranzinza" é coisa do passado. Hoje, a (o) profissional de bibliotecas tem o dever de ser de bem com a vida e gostar não somente de livros mas de pessoas. Eu particularmente, detesto ver a biblioteca vazia. Para mim a alma de uma biblioteca não são os livros mas sim, as pessoas que pulsam seus corações, suas emoções e fazem da biblioteca um organismo vivo. Para esses jovens que fazem a biblioteca mais alegre e festiva deixo minha homenagem e carinho por mais um ano passado juntos. Boas férias a todos!

Nenhum comentário: