terça-feira, 11 de outubro de 2011

Banir ou censurar?

(Notícia retirada do Publishnews 10/10/2011)

Esse é sempre um tema que me incomoda muito: censura. Tenho uma opinião formada de que ler, conhecer, orientar, ainda é o melhor caminho para a boa formação do leitor e do futuro cidadão.

(Nasci e cresci entre livros. Na minha casa havia uma boa biblioteca, meus pais eram leitores, se falava de livros à mesa, em reuniões. Sem dúvida, um privilégio. Me lembro de, desde sempre, ter uma estante no meu quarto com meus livros, muitos dos quais me acompanharam, atravessaram o Oceano, quando nos mudamos da Espanha para o Brasil. Até hoje, alguns deles, bastante comprometidos fisicamente, encontram seu lugar em casa. Reconstruindo minha história de leitura, me lembro de vários livros, muitos deles informativos, de conhecimento, em cima dos quais meu irmão e eu passávamos fins de semana inteiros copiando ilustrações e sonhando com as novas descobertas. Ao ler a notícia Tintin no Congo insulta os negros” num jornal espanhol há alguns dias fiquei pensando até que ponto essas minhas leituras de infância interferiram na minha formação ideológica e puderam ser tão marcantes nesse plano.

2 comentários:

bixudipé disse...

Que bacana essa postagem; adorei!
Ontem tive e oportunidade de ouvir uma palestra do cantor, e vocalista do grupo Cidade Negra, Tony Garrido que disse, entre outras coisas, algo que me chamou muito a atenção: "O homem justo com informação começa a mudar o mundo". E essa é a pura verdade. E para adquirirmos informação, conhecimento, nada melhor que a leitura.

Abração,

Rodrigo Davel

Poesias de Igor Mariano disse...

Olá Roseli! agradeço-lhes cordialmente, mesmo sabendo que há muito a se melhorar, tantos livros a serem lidos. E,não precisa me agradecer por seguir-te, foi apenas conseqüência da qualidade de seu blog. Seguir-te-ei de bom grado em vossos blogs.