terça-feira, 22 de março de 2011

Bibliotecas também foram grandes vítimas

Com o terrível terremoto que ocorreu no Japão, já temos noção e conhecimento do quanto o povo japonês foi afetado, as milhares de perdas de vidas humanas, cidades inteiras devastadas. Enfim, o recomeço será árduo. Mas, como nosso espaço é para abordar as bibliotecas e seu universo, hoje mostro aqui um site que mostra o estado calamitoso das bibliotecas no Japão após o terremoto.
Muitos podem pensar: O que são livros quando vidas estão sendo ceifadas? Concordo plenamente. No entanto, e no caso da sociedade japonesa, a cultura é fundamental para eles e a leitura e o espaço das bibliotecas tem uma importância social muito grande.
O site togetter.com reune fotos de diversas bibliotecas destruídas que foram mandadas por voluntários através do Twitter de diversas cidades abaladas pelo terremoto.

2 comentários:

esteblogminharua disse...

Oi, Roseli. Primeiramente, agradeço sua visita e comentário.
Segundamente, como bibliófilo tb sinto pela destruição das bibiotecas, tanto quanto do patrimônio artístico e histórico, nesses desastres naturais como enchentes e terremotos.
Ah! Vc. conhece um livrinho de uma só pagina? É um projeto francês muito legal! Estou esperimentando publicar alguns contos meus nesse formato.
Veja véideo em http://www.4shared.com/video/xwHhzqR-/plpliage.html

Ana Luiza Chaves disse...

Roseli,

As imagens por si já falam tudo. Dá logo vontade de sentar e reorganizar. O que foi perdido... é lastimável.