sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diva - uma professora ímpar

Hoje é comemorado o Dia do Professor e, diferentemente de outros anos, decidi homenageá-los na figura de um entre tantos professores que tive na minha vida escolar.
Seu nome, Diva. Mulher de seus quarenta e tantos anos. Cabelos curtíssimos, ruivos, pele de pêssego, branco rosáceo, olhos verdes esmeralda. Sempre que me lembro de dona Diva, a primeira coisa que me vem à cabeça é seu excesso de maquiagem. Para a época que estudei com ela, eu estava cursando a 3ª série do antigo primário. Criança, olhava para ela e a achava - como o próprio nome já diz - uma Diva! E do cinema americano ainda por cima. Diva estava sempre muito maquiada. Olhos com rímel, lápis, sombra esverdeada, blush e um batom vermelho vivo que muitas vezes saía nos dentes extremamente brancos. Vestia-se como uma daquelas moças de filmes dos anos 50. Saias rodadas, xadrez, blusinhas de mangas japonesas, sapatilhas. Vez por outra, aparecia de calças estilo capri e sempre sapatilhas. Achava ela o máximo! Mas minha admiração não parava por aí não! Ia muito além de sua aparência exuberante e exótica. Diva era uma mulher, uma professora como poucas que tive. Aliava ao seu dom de ensinar, o amor às crianças de sua classe. Ela dedicava atenção, carinho, palavras de incentivo a cada uma das trinta crianças de sua classe e isso foi o que me marcou para o resto de minha vida. Não fazia distinção. Sempre sorridente, com seus olhos brilhantes, acompanhava o desenvolvimento de seus alunos com uma maestria e uma alegria que contagiava a todos que conviviam com ela.
Só tive aula com ela nesse ano mas foi um ano que valeu por uma vida pois nunca mais a esqueci.
Essa foi a primeira professora que me marcou demais a vida e trouxe um certo frescor. Muitos outros vieram depois e que também deixaram sua marca mas, Diva foi a "The Best".
Para ela, com amor e com carinho!

4 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi,Roseli:
parabéns para você também, que abre tantas caminhos.E adorei sua Diva!

Beijos

Francisco Neto disse...

Cara Roseli, parabéns! Belo post. Ah, professores [as], mestres, monitores... Sabemos o que somos com eles... Mas o que seríamos sem eles? Resposta: Nada!

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Netto, F.A.

cybelemeyer disse...

Olá querida Roseli,

Passando para deixar um beijinho pelo nosso dia.
Quem dera cada um de nós tivesse um Diva como esta que fez parte da sua história escolar.
Adorei!
Que seu Dia do Professor tenha sido muito especial!
beijinhos

Richard e Ana disse...

Bonita essa história! Deve ser o máximo ter uma professora assim.

bjos