quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Holanda inaugura primeira biblioteca em um aeroporto

Fotógrafo: Sander Stoepker

(Notícia retirada do Publishnews, 25/08/10)
Esperar em aeroporto não precisa mais ser entediante. Alguns já contam com cinema, mas as cerca de duas horas do filme às vezes não condizem com o tempo que se tem antes do embarque. A Holanda teve uma ideia melhor. Está sendo inaugurada hoje (25), no Schiphol, em Amsterdã, a primeira biblioteca em um aeroporto. Ela vai funcionar dia e noite e os livros não serão emprestados. O que querem é que a Biblioteca do Aeroporto seja um lugar para as pessoas relaxarem. Lá, encontrarão livros holandeses traduzidos para mais de 29 línguas, música e filmes locais. A iniciativa é da ProBiblio, que contou com a cooperação da Associação de Bibliotecas Públicas Holandesas e do Ministério da Educação. Museus e instituições culturais também ajudaram a formar o acervo. Veja no “Leia Mais” outros detalhes da nova biblioteca.

3 comentários:

Sonia H disse...

Amei esta notícia! Acho fantástica como a Holanda consegue sempre inovar nesse sentido. Cada cidadezinha possui suas bibliotecas. E agora até no Schiphol!
Beijos,

Ana Luiza Chaves disse...

Roseli,

Legal a notícia, não conhecia ainda. É coisa de primeiríssimo mundo, impecável, high tech e lindíssima! Mas aqui no Brasil, Nordeste, no nosso Ceará, temos a Biblioteca Mercado Cultural, dentro de uma rede de supermercados, algo parecido, dentro do nosso contexto, enquanto se faz as compras, têm-se a opção de pegar um livro por empréstimo, sem ônus.
http://leituraecontexto.blogspot.com/2010/01/pratica-acessivel-e-democratica.html

bjs.

Richard e Ana disse...

Gostei também da noticia. Aqui no sul, em Santa Catarina, ainda somos muito carentes em inovações nesse sentido. Recentemente é que foi criada em Florianópolis uma biblioteca no terminal de integração. Mas antes tarde do que nunca, e estou torcendo que essa "onda" pegue por aqui.