terça-feira, 8 de junho de 2010

Biblioteca escolar...é, temos muito ainda a fazer

Municípios e estados terão muito trabalho para cumprir a lei sancionada na semana passada que determina que toda a escola deve ter uma biblioteca. O maior desafio está nos estabelecimentos do ensino fundamental: será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020, prazo limite para adequação à medida.

O diagnóstico é de um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica de 2008. "Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo", compara Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação. Leia mais


É o que tenho dito sempre: Fazer Lei, até que é relativamente fácil. Difícil será fazer valer a tal Lei e, mais difícil ainda, será a conscientização de toda a sociedade sobre a importância de uma biblioteca na escola servindo de verdadeiro celeiro do saber e um importante instrumental tanto para o corpo docente, como para os alunos. Mais difícil ainda, será também a conscientização de todos da importância presencial constante de um profissional bibliotecário para a organização e desenvolvimento de todo um trabalho dentro da biblioteca. É fato o distanciamento dos professores dos bibliotecários. Bem sabemos da "rivalidade" existente entre essas duas classes. O que ao meu ver, é um absurdo. O professor não precisa ter medo de ter seu posto roubado pelo bibliotecário. Por outro lado, o bibliotecário não precisa se deixar intimidar pela postura, muitas vezes arrogante dos professores, que nos olham como seres intrusos. Ao que me consta, somos parte importante de uma mesma célula que é a Educação. Para que essa célula possa funcionar, todas as suas moléculas devem estar em comum acordo e trabalhar com um único objetivo: a aprendizagem das crianças e adolescentes. Acredito que somente com a união dessas duas classes é que teremos talvez nesses dez anos estipulados, uma educação dinâmica, atuante e real. Todos temos consciência da real necessidade de mudanças na Educação do país e somente através desse trabalho constante e, principalmente da força de vontade (política e social) é que mudaremos esse quadro atual. Vamos nos mirar no exemplo da Finlândia que através dessa união da força de vontade política e social, conseguiram mudar a qualidade da educação e hoje, servem de exemplo para o resto do mundo.

Nenhum comentário: