quarta-feira, 19 de maio de 2010

Transtorno Bipolar: é importante conhecer

Um tema ainda cercado de mistérios e preconceitos mas que é de suma importância conhecermos até para sabermos como lidar com ele: o Transtorno Bipolar. Tenho lido alguns textos na revista Mente e Cérebro e, uma vez que trabalho em uma instituição educacional, acho importante estar por dentro do assunto. Seja para orientar pais e professores, seja para auxiliar a criança ou jovem que tenha essas características. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), existem no Brasil mais de 15 milhões de pessoas com o distúrbio. Mas, o que ao certo é esse distúrbio? Boa pergunta não é mesmo? Afinal, muito se fala mas se paramos para pensar, não sabemos ao certo de que se trata.
"Anteriormente chamada de psicose maníaco-depressiva, bipolar (bi significando "dois") indica que o humor varia ou oscila entre dois pólos opostos: mania e depressão"
(do livro Crianças e adoelscentes com transtorno bipolar, de Boris Birmaher. Editora Artmed)
Não farei aqui um tratado sobre esse distúrbio mas indicarei alguns livros interessantes para se ter na biblioteca para consultas, para pais que porventura tenha filhos com tais características. E aproveito também para indicar a visita em uma blog bem interessante que fala sobre o assunto e que foi desenvolvido por uma jornalista que teve esse diagnóstico. Adriana Santos, em 2008 após dois surtos com alucinações e se tratar, decidiu partilhar suas experiências através do blog. Vale a pena conhecer pois sempre estamos esbarrando em pessoas com tais sintomas e é importante sabermos lidar com elas até mesmo para orientá-las.


4 comentários:

Ana Luiza Chaves disse...

Roseli,

Muito oportuna essa sua postagem dado o desconhecimento da sociedade a respeito, aguça a curiosidade, culminando fatalmente em uma pesquisa mais aprofundada. Creio que seria excelente tema social para ser abordado na novela global como a emissora já vem praticando, acho que cabe uma sugestão.
bjs.

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Ana,
É verdade! A mídia tem uma importante tarefa nesse quesito. Levar informação através de exemplos (no caso as novelas) para que chegue à grande massa informações que mudem suas vidas. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre.
Bjs

Sonia Costa disse...

Olá Roseli, aqui estou eu visitando seu primeiro Blog.
Achei maravilhoso... você é bastante caprichosa. Parabéns!
Fiz questão de deixar meu comentário neste Post, pois este assunto está sendo cada vez mais procurado e investigado.
É importante que seja amplamente divulgado, pois muita gente ainda discrimina esse assunto e os que se deram conta que têm algum disturbio, se sentem disciminados pela sociedade.
Já estou segindo seu Blog e também estarei divulgando, pois vale a pena conhecer.
Te desejo sucesso!
Abraços.
Sonia

Roseli Venancio Pedroso disse...

Sonia,
Que bom te receber por aqui! Fico contente em saber que gostou. Sabe, faço com muito amor esse espaço pois acredito nele. Volte sempre.
Bjs