quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bibliotecário, chega de cara feia!


Apesar da tira ser de humor, revela uma situação que ainda é muito comum em nossas bibliotecas. Uma vez que estamos tentando fortalecer nossa imagem perante a sociedade, precisamos acabar com essa que nos torna profissionais muito mal vistos por todos. Numa biblioteca escolar, onde também temos o papel de educador afinal, a biblioteca é uma extensão da sala de aula. Daí, ao invés da eterna "Bronca" e cara feita, devemos informar, conscientizar e orientar nossos alunos e demais usuários a respeitar a data de entrega dos livros e demais materiais. Na minha opinião de bibliotecária, não desejo espantar o usuário por manter sempre a cara fechada e brava. Desejo ganhar um cliente, um amigo e um cúmplice na manutenção e conservação do acervo. Afinal, quem é que gosta de ser recebido por alguém que ao invés de lhe dar um sorriso, lhe presenteia com uma máscara de carranca? Ninguém não é mesmo? Ei, calma! Também não estou dizendo para passarmos a mão na cabeça das crianças e dos jovens e deixar fazerem o que querem. Não é isso. Mas há tantas maneiras de se fazer entender sem apelar para o mal humor e o eterno comportamento ranzinza! Dá mais trabalho, é um exercício constante mas acredito que valha a pena tentar. É para se pensar!
PS: Meu muito obrigada para a bibliotecária Elza Maria que me passou essa imagem que me agradou demais. Valeu Elzinha!

2 comentários:

Elder Lopes Barboza disse...

Interessante abordagem Roseli!

Confesso que não sou uma pessoa de sorrisos, e isso dificulta bastante o contato com os usuários.
Mas concordo com você que não tem motivos para espantar o usuário. Nisso é um ponto positivo em adotar a multa como penalidade, soa mais simples e menos vexatória. Sabemos entretanto que não é toda biblioteca que se pode adotar esse tipo de critério.
Uma abordagem bacana de utilizar é mostrar que o atraso não prejudica a biblioteca em si, mas outros usuários. Algo do tipo "puxa, ainda bem que vc devolveu pois o Joãozinho tava precisando desse livro" me parece provocar uma situação não vexatória, e mais de sensibilização.
Abraços!!

Elder Lopes Barboza

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Elder,
Concordo que não dá para sempre estar sorrindo mas a simpatia está no olhar que damos ao usuário quando adentram a biblioteca. É importante observarmos nossa postura perante os outros. As vezes achamos que estamos passando algo que na verdade está chegando ao outro de forma bem diferente. Obrigada pela visita e volte sempre.