quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Colóquio entre Educadores : um ótimo começo

Iniciou hoje o Colóquio entre educadores promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região e a IASL (International Association School Librarianship com o tema: Biblioteca Escolar: Repensar e Inovar. Com o firme compromisso desses profissionais em discutir e levar ao conhecimento das entidades políticas e da sociedade, a importância e o real papel do bibliotecário escolar, esse é mais um passo a ser dado.
Evanda Paulino, atual presidente do CRB8, abriu o colóquio expondo a importância desse encontro entre bibliotecários e educadores e a necessidade de se expandir a figura do bibliotecário escolar e da biblioteca no âmbito escolar.
A seguir, Nêmora Rodrigues, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia deu um parecer sobre a evolução do projeto que nasceu no ano passado durante o encontro sobre bibliotecas escolares: o Programa Mobilizador Biblioteca Escolar. Mostrou o que o conselho tem feito, as dificuldades que tem encontrado e o que já se conseguiu mobilizar a nosso favor.
Katharina Berg, diretora regional para América Latina e Caribe da International School Librarianship também relatou o que tem sido feito e o quanto essas entidades juntas estão trabalhando para ampliar e difundir a imagem da biblioteca escolar e seus profissionais.
O primeiro palestrante a falar foi Roberto Meizi Agune, sobre o tema: Informação e renovação.
Coordenador do Grupo de Apoio Técnico à Inovação do Governo do Estado de São Paulo, ele nos relatou suas experiências ao implantar esse projeto tendo em mente a melhoria e qualificação do profissional da área pública. Orador seguro, Roberto demonstrou à todos que estavam na platéia, da necessidade de todo profissional se qualificar e se atualizar em linguagens tecnológicas pois esse, é um caminho sem volta. Nos disse que o livro permanecerá mas que outras linguagens farão ( algumas já fazem) parte de nosso cotidiano e que, o profissional que não se atualizar e aprender a dominar tais ferramentas como blog, twitter e outros, será carta fora do baralho. Apesar de todo relato ser da sua rotina no governo do Estado de São Paulo, sua experiência nos mostrou que é possível ser aplicada e com sucesso, em todas as áreas. Principalmente em nossa área da informação, e isso inclui a biblioteca escolar sem dúvida.
O outro palestrante do dia foi o professor doutor Fredric M. Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância. Seu tema abordado : O impacto da tecnologia no profissional.
Profº Litto complementou o que Roberto já havia iniciado em sua palestra e comfirmou mais uma vez, o quanto o profissional da área da informação carece de se desenvolver e dominar as linguagens tecnológicas e tudo o que ela nos oferece de bom para desempenharmos nosso trabalho com eficiência. Nos falou da educação a distância que a cada dia se fortalece e se aprimora em toda a parte e que, é um meio, um caminho para nós nos desenvolvermos. Adorável em suas explanações, sempre pontuadas com uma humor delicioso, profº Litto nos presenteou com ideias e informações que, sem dúvida, farão todos que ali estiveram repensarem sua conduta profissional e dar novas diretrizes à ela. Enfim, saí de lá satisfeita e com a certeza que todo o empenho das equipes do Conselho Regional e do IASL trará frutos em breve . E, amanhã tem mais!!!

Um comentário:

Pedro Concy disse...

Olá, como vai?
Eu sou o Pedro Concy. Estou desenvolvendo uma empresa que desenvolve atividades divertidas e inovadoras a fim de estimular hábito de leitura entre as crianças.
Achei que você pudesse se interessar por algum de nossos métodos, e , com sua experiência, poderia contribuir com novas ideias para atrairmos os baixinhos ao fantástico mundo da leitura.
Nosso projeto pode ser visto em http://www.estantemagica.com.br .
Fique à vontade para comentar, criticar, sugerir e questionar.
Abraços,
Pedro Concy