quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Blogagem Coletiva: consumo consciente - Capítulo 3

Ontem falei de passagem sobre a relação negativa entra a criança e o consumo. O quadro que temos hoje, é de uma infância estimulada pela mídia e pela própria sociedade a digerir comportamento doentios com relação ao consumo. Seja de alimentos (veja o quadro alarmante da obesidade infantil), brinquedos, roupas e comportamento. A infância do século 21 está prejudicada pois perdeu aquela inocência própria da criança. Vemos hoje "protótipos" mal formados de adultos. Expostos aos apelos publicitários, elas são presas fáceis desse comportamento desregrado e que tem contribuído e muito, para a degradação do planeta. Você deve estar pensando: Mas será que ela não está exagerando? Crianças sendo responsáveis pela degradação do planeta? Veja bem, acompanhe meu raciocínio. As crianças são apenas um elo, dessa enorme corrente que tem desencadeado tantos desequilíbrios ambientais. É claro que se as crianças de hoje são como são, por terem exemplos dos adultos a lhes ditar o comportamento. Ninguém nasce sabendo, aprendemos ao longo da vida e isso nos leva a refletir sobre nossa conduta de adulto perante elas. Por outrolado, também tivemos exemplos de nossos pais e avós. Contudo, a urgência em modificar velhos hábitos que tanto tem contribuído para a poluição e destruição do meio ambiente nos força a rever costumes tão arraigados em nós. Como já disse anteriormente, compete a nós, nos esforçarmos para mudar comportamento e forma de se consumir para que nossos descendentes também se espelhem e façam nesse nosso mundo, um lugar mais agradável de se viver evitando assim, tantos problemas.



4 comentários:

Luma Rosa disse...

Roseli, é a tal geração shopping Center, onde o ambiente fechado, refrigerado, dá sensação de proteção e favorece o consumo. Todos os detalhes e materiais utilizados na construção de um shopping são direcionados a estimular o consumo. Veja, por exemplo, os pisos que fazem as pessoas andarem mais devagar dando chance para olhar as vitrines. Para as crianças é o paraíso!
A solução talvez fosse introduzir a sociologia dentro da sala de aula, assim como algumas empresas agora fazem, para estimular o cidadão a pensar consciente. Beijus

krika disse...

Parabéns pelas postagens sobre o consumo consciente. Não havia entendido o que significava o termo blogagem coletiva. Sou inesperiente em blogs.Porém,a choq ue seria eu postar matérias a respeito,não? Poderia me orientar?
Ofereço-0lhe o selo mastrer blog, evidentemente vc merece este prêmio, haja visto sua preocupação com o consumo inadequado. Venha pegá-lo no linguagenseafins.blogspot.com

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Luma,
Concordo com você. Mas, introduzir aulas de sociologia de forma a dar consciência aos alunos sobre todas essas temáticas. Isso aliado aos exemplos dos pais surtiria xom certeza uma melhora no comportamento dos jovens. Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Krika, pois é menina. Por aqui sempre participamos de temas especiais onde vários blogueiros se comprometem a escrever no mesmo dia sobre o assunto. É legal além de fazer mos muitas amizades. Participe quando der. Obrigada pela visita e volte outras vezes.
Bjs
PS: Obrigada pelo selinho. Vou já buscá-lo.